sexta-feira, 2 de setembro de 2022

FAPERJ e Embaixada da França anunciam planos para o próximo trimestre

Nesta última terça-feira, 23 de agosto, a FAPERJ recebeu em sua sede, o Adido Científico da Embaixada da França no Brasil, Nacer Boubenna. O objetivo do encontro foi discutir a ações de cooperação já em andamento e estabelecer planos de atividades conjuntas para os próximos meses.


A assessora de Cooperação Internacional da FAPERJ, Vânia Paschoalin (E), Beatriz Ramadas e o Adido Científico da Embaixada da França no Brasil, Nacer Boubenna (Foto: Lécio Augusto Ramos)

Representando uma das parcerias mais efetivas e duradouras da FAPERJ, a cooperação entre a Fundação e a Embaixada da França teve início em 2019, resultando, desde então, em duas chamadas de cooperação conjunta com foco em mobilidade internacional de pesquisadores. As chamadas, por sua vez, tinham como por objetivo apoiar as chamadas Cátedras Francesas, ou seja, a vinda de pesquisadores visitantes franceses à Instituições de Ensino ou Pesquisa localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

Com o sucesso das submissões nas edições de 2020 e 2022, a FAPERJ e a Embaixada da França anunciam que a 3ª edição da chamada deverá ser lançada até o fim deste ano, com previsão de início dos projetos para 2023. Assim como nas versões anteriores, para que um projeto seja elegível, será necessário que um pesquisador-anfitrião vinculado à Instituição de Ensino ou Pesquisa se responsabilize por receber o professor visitante francês no Estado do Rio de Janeiro, sendo assim seu parceiro de pesquisa. A novidade, entretanto, é que nesta edição o projeto poderá prever também a visita do pesquisador fluminense ao laboratório do pesquisador parceiro na França.

A FAPERJ, portanto, será responsável por financiar bolsas de mobilidade, por um período de até 3 meses, destinadas aos pesquisadores envolvidos no projeto, enquanto a Embaixada da França se responsabilizará pela concessão das passagens. Há, ainda, a previsão da realização de um evento em que os pesquisadores-anfitriões apresentarão as atividades de cooperação realizadas referentes às cátedras francesas realizadas nas chamadas de 2020 e 2022. Durante o evento, será lançada a 3ª edição da chamada, para financiamento das mobilidades que ocorrerão em 2023, e na ocasião serão esclarecidas as dúvidas e os detalhes sobre a nova versão do programa.

Segundo Vânia Paschoalin, Coordenadora do Departamento de Relações Internacionais da FAPERJ, "as cátedras francesas têm trazido excelentes resultados para os pesquisadores fluminenses, justificando a continuidade e até mesmo a extensão deste programa".

Mais detalhes e informações acerca das próximas atividades serão eventualmente comunicados através do informativo Boletim Faperj, enviado semanalmente, sempre às quintas-feiras.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria Internacional da FAPERJ através do email: assessoria.internacional@faperj.br






Autor: Ascom Faperj
Fonte: faperj
Sítio Online da Publicação: faperj
Data: 25/08/2022
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=175.7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário