sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Quais os tipos de dor de cabeça e a diferença entre elas?



*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes!

Velha conhecida de muitas pessoas, a dor de cabeça é um dos sintomas de saúde mais comuns em todo o mundo, chegando até mesmo a ser considerada por especialistas uma epidemia silenciosa e, muitas vezes, negligenciada.

Confira a seguir os 4 principais tipos de cefaleia e saiba o que fazer para resolvê-la:
1. Enxaqueca


A enxaqueca é o tipo mais comum de cefaleia no mundoFonte: Getty Images

A enxaqueca é o tipo de dor de cabeça mais popular. Estima-se que ela corresponda a praticamente 60% dos casos registrados em todo o mundo. Além disso, é prevalente em mulheres.

Seu nome técnico é migrânea, e ela é característica por afetar, geralmente, apenas um lado da cabeça. Quem sofre do mal geralmente sente um latejamento, que piora durante atividades físicas.

Pessoas diferentes se veem afetadas de forma distintas por essa cefaleia. Em alguns casos as dores persistem por até 3 dias seguidos. Em outros, a ocorrência é baixa, uma vez a cada três meses, por exemplo.

Se a dor retorna todos os dias por mais de duas semanas em um mês, é o caso de buscar um médico. Pode se tratar de enxaqueca crônica, uma doença que, com tratamento certo, tem cura.

Normalmente são receitados analgésicos e anti-inflamatórios, como o paracetamol, ibuprofeno ou aspirina para aliviar os sintomas, mas existem muitas outras terapias. Uma delas consiste na aplicação de botos na cabeça, pescoço e couro cabeludo.

A substância ajuda a aliviar as tensões nervosas e reduz a intensidade da dor. Existem também remédios capazes de constringir a circulação sanguínea na região e promovem um efeito similar, como o Zomig, Naramig ou Sumax.
2. Dor de cabeça tensional


Tensão muscular também pode causar dores de cabeçaFonte: Getty Images

Outro tipo de dor de cabeça é aquela causada por torcicolos, má postura, estresse ou ansiedade. Afinal, esses quadros provocam o enrijecimento muscular, principalmente nos ombros e no pescoço.

A tensão desses órgãos pode apertar uma série de nervos e causar dores leves ou moderadas. Diferentemente das enxaquecas, as cefaleias tensionais não pioram com os exercícios físicos.

Pelo contrário, atividades como alongamentos ou musculação são bem-vindas, pois fortalecem a musculatura e evitam a recorrência do problema. Yoga e aeróbicos, por outro lado, podem contribuir para o relaxamento.

Outra recomendação médica é o descanso e o banho quente. Caso a dor seja persistente, o paciente pode buscar ajuda em alguns remédios, como os analgésicos ou relaxantes musculares.
3. Dor de cabeça associada a sinusite


Sinusite: uma inflamação dos seios nasaisFonte: Getty Images

Um terceiro tipo popular de dor é aquela causada pela sinusite, uma inflamação dos seios nasais, geralmente marcada pela presença de muco. Além de afetar a cabeça, a condição também provoca:dor ao redor do nariz e dos olhos;
corrimento e congestão nasal;
tosse;
febre.

O incômodo geralmente piora junto com a doença – quando o paciente se abaixa ou deita, por exemplo. Assim, o melhor tratamento é por meio do uso de anti-histamínicos ou antialérgicos, que irão aliviar a reação alérgica.

Podem ser usados descongestionantes, que aliviam o acúmulo de muco. Entretanto, consultar um médico é imprescindível, uma vez que algumas sinusites são provocadas por infecções e só melhoram com o uso de antibióticos.
4. Outros tipos de dores de cabeça


Existem mais de 200 tipos diferentes de dores de cabeça

Existem mais de 200 tipos diferentes de dores de cabeça, a maioria deles raros e de menor ocorrência. Um exemplo é a cefaleia cervicogênica, sintoma que costuma acometer pessoas que sofrem de problemas na coluna, como hérnia de disco.

Nesses casos, o quadro costuma vir associados com dores muito fortes na coluna e outras causas – como má postura – podem passar despercebidas. Quem sofre do mal deve buscar tratamento para a sua origem, evitando a recorrência dos desconfortos.

A cefaleia em salvas é outra forma que o sintoma pode se manifestar. Ela consiste em dores fortes na região atrás de um dos olhos que surgem, geralmente, durante o sono e não tem cura.

Essa doença é rara e nem mesmo os pesquisadores sabem ainda quais as suas causas. Até agora, os registros científicos revelaram apenas uma maior incidência em fumantes e adictos de bebidas alcoólicas.

Apesar de ser comum, a dor de cabeça não pode ser considerada só um problema trivial de saúde. Independente do tipo, é preciso ficar de olho aberto para a frequência e intensidade das dores e, nos casos graves, buscar um médico especialista para iniciar um tratamento adequado.



E então, o que achou do conteúdo? Esperamos que tenha sido esclarecedor. Para mais matérias como essa, continue de olho aqui no TecMundo. Todos os dias temos atualizações sobre ciência, saúde, tecnologia e entretenimento!




Autor: Acácio Moraes
Fonte: tecmundo
Sítio Online da Publicação: tecmundo
Data: 16/09/2022
Publicação Original: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/247858-tipos-dor-cabeca-diferenca-entre-elas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário