terça-feira, 25 de outubro de 2022

ID Week 2022: Novos estudos sobre pneumonia, bacteremia e tuberculose

Durante o congresso IDWeek 2022, promovido pela Infectuous Diseases Society of America (IDSA), em Washington D.C, foram apresentados resultados de estudos recém-publicados na área da infectologia. Aqui reunimos os novos estudos sobre doenças provocadas por bactérias que têm o potencial de influenciar a prática médica.

Os principais temas apresentados foram penumonia, bacteremia por Gram-negativos, Staphylococcus aureus e tuerculose. Confira abaixo.


GRACE-VAP

O estudo GRACE-VAP avaliou o impacto de terapia guiada por bacterioscopia pela técnica de Gram em pacientes com diagnóstico de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV). Trata-se de um estudo de não inferioridade, multicêntrico, aberto e randomizado, conduzido em 12 hospitais terciários no Japão.

Participantes com 15 anos de idade ou mais, com diagnóstico de PAV, foram randomizados para receber terapia com antibióticos de acordo com as recomendações dos guidelines para tratamento empírico ou para receber tratamento conforme os resultados de bacterioscopia de amostras de aspirado traqueal.


O desfecho primário foi taxa de resposta clínica, definida como término de antibioticoterapia dentro de 14 dias, melhora ou ausência de progressão dos achados radiológicos iniciais, resolução dos sinais e sintomas de pneumonia, e ausência de necessidade de readministração de antibióticos.


No total, foram incluídos 206 pacientes no estudo, com 103 em cada braço. Terapia guiada por bacterioscopia foi não inferior para o desfecho primário e esteve associada a menor uso de agentes com atividade contra Pseudomonas sp. e contra MRSA. Não houve diferença entre os grupos na incidência cumulativa de mortalidade com 28 dias, dias livres de ventilação mecânica, dias livres de internação em CTI ou eventos adversos. Entretanto, o grupo que recebeu terapia baseada em Gram apresentou maior incidência de escalonamento de terapia após resultados de culturas.


Impacto da coleta de hemoculturas de controle em bacteremia por Gram-negativos

Nessa revisão sistemática com meta-análise, os autores buscaram evidências em relação ao impacto clínico da prática de coleta de hemoculturas de controle em pacientes com bacteremia por organismos Gram-negativos.


Os estudos incluídos deveriam ter ajuste pela gravidade inicial dos pacientes. Nenhum ensaio clínico randomizado foi encontrado, e a maioria dos trabalhos foram com estudos observacionais de coorte. Os autores buscaram avaliar a associação da coleta de hemoculturas seus resultados com mortalidade em 30 dias.


Foram incluídos 15 estudos, dos quais 5 avaliaram a relação de coleta de hemoculturas e mortalidade, o que correspondeu a dados de 4.378 pacientes. A coleta de hemoculturas de controle esteve associada à redução de mortalidade (HR = 0,56; IC 95% = 0,45 – 0,71). Não foi possível realizar uma meta-análise para avaliar relação entre os resultados das hemoculturas e mortalidade devido ao pequeno número de estudos encontrados, mas parece haver uma tendência de maior mortalidade naqueles com hemocultura positiva.


Mais estudos para avaliar quais pacientes se beneficiam ou não dessa prática, assim como maior sistematização de coletas de controle nessa população são necessários.


SABATO trial

O SABATO é um estudo de não inferioridade, aberto e randomizado que avaliou paciente adultos hospitalizados com bacteremia de baixo risco por Staphylococcus aureus, comparando troca precoce para terapia oral com terapia IV.


Para serem incluídos, os indivíduos deveriam ter características de baixo risco: hemoculturas de controle (após 24 a 96 horas) negativas, sem sinais de infecção à distância, remoção de cateteres intravasculares em até 4 dias, sem imunossupressão grave, e sem história de doença valvar protética ou enxertos vasculares.


Os participantes receberam antibioticoterapia IV por cinco a sete dias e depois foram randomizados para receber mais 7 – 9 dias de antibiótico oral ou intravenoso. O desfecho primário foram complicações relacionadas à bacteremia por S. aureus em 90 dias (desfecho composto de relapso de bacteremia, mortalidade atribuída e infecções profundas).


Foram 213 pacientes incluídos. Somente 5% das infecções foram causadas por MRSA e os focos mais frequentes foram infecções de pele e partes moles e cateteres venosos. Sulfametoxazol-trimetoprim foi a opção oral mais frequentemente prescrita, tanto nas infecções por MSSA quanto nas por MRSA.


A troca para terapia oral foi considerada não inferior à terapia intravenosa para o desfecho de complicações por S. aureus e esteve associada à redução na duração de hospitalização em uma mediana de 4 dias. Não houve diferença na mortalidade em 90 dias, complicações relacionadas à terapia IV e nem na incidência de diarreia relacionada a Clostridioides difficile.


Os resultados do SABATO foram divulgados no ECCMID 2022 e ainda não foram publicados.


ZeNix trial

O ZeNix é um estudo randomizado que procurou comparar o uso de linezolida na dose de 600mg com a dose usual de 1200mg, como parte do esquema terapêutico de bedaquilina, pretomanida e linezolida para tuberculose resistente. Embora eficaz, a dose de 1200mg de linezolida está associada a elevada frequência de eventos adversos e, por esse motivo, doses menores podem ter benefício potencial.


Foram incluídos 181 indivíduos com mais de 14 anos de idade e diagnóstico de tuberculose resistente, que foram randomizados para receber tratamento com baixa dose ou dose padrão de linezolida por 26 semanas.


A eficácia foi semelhante entre os grupos, com 91% de desfecho favorável no grupo de baixa dose e 93% no de dose padrão. Entretanto, a incidência de neuropatia periférica (24% vs. 38%) e de mielotoxicidade (2% vs. 22%) foi menor no grupo de baixa dose.


Baseada nesses resultados, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou a adoção de dose baixa de linezolida nos esquemas de tratamento para tuberculose resistente.


SHINE trial


O SHINE é um ensaio clínico de não-inferioridade, multicêntrico, aberto e randomizado que incluiu 1204 crianças com menos de 16 anos de idade com tuberculose sensível, sintomática e sem gravidade. Os participantes foram randomizados para receber o esquema básico de tratamento pelo tempo padrão de seis meses ou por tempo reduzido de quatro meses.


O tratamento por 4 meses foi considerado não-inferior ao por 6 meses no desfecho primário de status desfavorável (desfecho combinado de falha terapêutica, perda de seguimento durante o tratamento ou óbito) em 72 semanas. A incidência de eventos adversos moderados a graves foi semelhante entre os grupos.


A OMS alterou suas recomendações e tratamento por 4 meses é o regime de preferência em crianças de 3 meses a 14 anos com tuberculose sensível sem sinais de gravidade.






Autor: Isabel Cristina Melo Mendes
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 24/10/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/id-week-2022-novos-estudos-sobre-pneumonia-bacteremia-e-tuberculose/

Nenhum comentário:

Postar um comentário