segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Parceria entre FAPESP e NWO financiará projetos de pesquisa sobre materiais avançados para saúde

Materiais que possam ser implantados em humanos para realizar funções perdidas, sem causar rejeição ou infecção, são um dos temas de pesquisa mais promissores na área de saúde. O campo de estudo tem unido atualmente engenheiros, médicos e biólogos, entre outros especialistas, no mundo todo.



Com o objetivo de promover parcerias entre pesquisadores de São Paulo e dos Países Baixos em projetos que tragam avanços significativos na área, a FAPESP e a Organização Neerlandesa para a Pesquisa Científica (NWO) lançaram uma chamada de propostas com o tema “Biomateriais projetados: materiais avançados para a saúde”. Pesquisadores se reuniram em São Paulo e nos Países Baixos, em evento transmitido on-line na última quinta-feira (06/10), para falar de seus projetos atuais sobre o tema.

“Além de base científica sólida, estamos buscando propostas conjuntas que destaquem a inovação e a interdisciplinaridade, em particular entre os campos das pesquisas em saúde e ciências de materiais. Com a NWO, a chamada é apoiada pelo Merian Fund, fundo para cooperação internacional com nações emergentes em ciência. A FAPESP é a parceira principal para os projetos do Merian Fund no Brasil hoje", destacou Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, durante a abertura do evento.

“Esta é a nona chamada conjunta entre a FAPESP e a NWO, o que mostra a longa história que temos juntos. Normalmente, promovemos chamadas em temas relacionados à natureza e recursos naturais, mas agora lançamos essa sobre materiais avançados em saúde”, completou Anita Hardon, membro do comitê executivo da NWO.

Para o conselheiro em inovação, tecnologia e ciência do Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo, Robert Thijssen, o encontro é apenas uma das frentes da diplomacia do país europeu para fortalecer os vínculos com o Brasil nessa área.

“Na mesma semana desse encontro tivemos uma delegação de pesquisadores visitando empresas e universidades no Estado de São Paulo”, contou o diplomata, que revelou ainda que cerca de 80 neerlandeses assistiram ao evento, somando os que participaram on-line e presencialmente em São Paulo.

José Roberto de França Arruda, coordenador adjunto da FAPESP, explicou que a chamada é eminentemente multidisciplinar e cobre um amplo espectro de ciências físicas, biológicas e químicas necessárias ao desenvolvimento de biomateriais e às disciplinas clínicas em que eles são usados. As propostas, explicou, deverão ter uma perspectiva holística, desde pesquisa fundamental até a aplicada. “Podem incluir ainda empresas e outros parceiros”, acrescentou.

Entre os vários projetos apresentados, Mauro Salles, professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), falou sobre o que ele desenvolve com apoio da FAPESP.

“O projeto está relacionado à análise dos microrganismos que produzem infecções associadas aos implantes de novos biomateriais. As osteomielites, como são chamadas, são muito difíceis de serem tratadas com os antibióticos convencionais. Nossa ideia é entender como os microrganismos se defendem e como os biomateriais podem atuar contra eles. Essa é uma oportunidade de fazer novas colaborações, reforçando a que já temos com a Universidade de Maastricht”, disse o pesquisador à Agência FAPESP.

“Um ponto positivo do encontro foi a presença de pessoas da indústria e de pequenas empresas. É algo interessante, que a FAPESP busca ter mais. A NWO está nos ajudando bastante. O setor privado, particularmente nessa chamada, é muito importante”, concluiu Alexandre Rocatto, coordenador de Programas Científicos da Gerência de Colaborações em Pesquisa da Diretoria Científica da FAPESP.

O orçamento disponibilizado para a chamada é de € 2,8 milhões pela NWO e R$ 15,2 milhões da FAPESP.

O prazo para a submissão de pré-propostas vai até o dia 10 de novembro. O prazo final para a submissão dos projetos pré-aprovados é 6 de junho de 2023.

Para saber mais detalhes da chamada, acesse: fapesp.br/15563.





Autor: André Julião
Fonte: Agência FAPESP
Sítio Online da Publicação: FAPESP
Data: 13/10/2022
Publicação Original: https://agencia.fapesp.br/parceria-entre-fapesp-e-nwo-financiara-projetos-de-pesquisa-sobre-materiais-avancados-para-saude/39793/

Nenhum comentário:

Postar um comentário