sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Vírus da poliomielite é detectado em fezes no Pará

A Diretoria de Vigilância em Saúde do estado do Pará (DVS/SESPA) publicou um comunicado nesta quarta-feira (05) no qual atesta resultado positivo para Poliovírus em uma criança de três anos.

Segundo as informações, o menino apresentou sintomas no dia 21 de agosto de 2022, com febre, dores musculares, mialgia e quadro de paralisia flácida aguda (PFA). Este é o primeiro caso no Brasil desde 1989.

A Vigilância Epidemiológica do município de Santo Antônio do Tauá, onde a criança reside, informou que realizou visita domiciliar e solicitou pesquisa de Poliovírus nas fezes do paciente. A criança não recebeu as doses da VIP previamente.

A coleta foi realizada no dia 16 de setembro e encaminhada ao laboratório, com laudo positivo no dia 4 de outubro para Sabin Like 3.

O caso segue em investigação, já que outros diagnósticos, como Síndrome de Guillain-Barré, não foram descartados.

Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do Poliovírus selvagem (PVS) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

É importante, para que a doença não volte a circular no território, manter as crianças com menos de cinco anos protegidas com a vacina e com uma vigilância ativa das PFA em menores de 15 anos.







Autor: pebmed
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 06/10/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/pela-primeira-vez-em-33-anos-virus-da-poliomielite-e-detectado-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário