quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Feriado nacional reuniu crianças para vacinação contra a poliomielite em Aparecida (SP)



- Foto: Walterson Rosa/MS

Na data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida e também o Dia das Crianças, o Ministério da Saúde promoveu mais um ato de vacinação contra a poliomielite e multivacinação, desta vez, na cidade de Aparecida, interior do estado de São Paulo. Nesta quarta-feira (12), crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade puderam atualizar a caderneta e garantir proteção contra diversas doenças na Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro da cidade.

Com o objetivo de manter o Brasil livre da poliomielite, o ato teve início às 9 horas e contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além de autoridades locais. “Hoje é um dia duplamente especial. As crianças que são o futuro do nosso país e cabe a nós protegê-las com vacinas”, frisou.

Pelo menos 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade fazem parte do público-alvo da imunização contra a pólio. Com mais de 18 milhões de doses da vacina contra a doença distribuídas para todo o Brasil, o ministro Queiroga reforçou a importância de ampliar a cobertura vacinal. “A meta é vacinar 95% das nossas crianças abaixo de cinco anos. Se os pais não trouxerem as crianças para a sala de vacinação, vamos buscá-las com os nossos Agentes de Saúde e a nossa estrutura de enfermagem”, declarou.

As crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

A atualização vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, além de sequelas e até mesmo óbitos. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, durante o ano todo, mais 15 vacinas para crianças e adolescentes. Todos os imunizantes integrados ao programa são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Algumas doenças estão eliminadas devido à vacinação, mas a ocorrência de baixas coberturas vacinais pode causar a reintrodução dessas doenças no País, voltando a ser um problema de saúde pública. O Brasil já eliminou cinco doenças com a imunização:Poliomielite (paralisia infantil);
Síndrome da Rubéola Congênita;
Rubéola;
Tétano Materno e Neonatal;
Varíola.

Giurla Martins
Ministério da Saúde
Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária



Autor: Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Sítio Online da Publicação: Ministério da Saúde
Data: 12/10/2022
Publicação Original: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/outubro/feriado-nacional-reuniu-criancas-para-vacinacao-contra-a-poliomielite-em-aparecida-sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário