segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Adolescentes que conseguiram provar o teorema de Pitágoras publicam 1º artigo


As duas adolescentes que, em 2022, descobriram uma nova maneira de provar o teorema de Pitágoras usando trigonometria enquanto ainda estavam no ensino médio publicaram seu primeiro artigo, detalhando suas descobertas. A publicação foi disponibilizada nesta segunda-feira (28), no American Mathematical Monthly.

O teorema de Pitágoras possui mais de 2.000 anos e pode ser resumido em a² + b² = c² — o que significa que é possível calcular o comprimento de qualquer lado de um triângulo retângulo, desde que você saiba o comprimento dos outros dois lados.

Muitos matemáticos já conseguiram provar o teorema usando álgebra e geometria, mas prová-lo através da trigonometria foi considerado impossível por muito tempo, pois as fórmulas da trigonometria já são baseadas na suposição de que o teorema é verdadeiro, gerando o que os cientistas chama de “raciocínio circular”.

Este feito só havia sido alcançado duas vezes anteriormente por matemáticos profissionais, até que Calcea Johnson e Ne’Kiya Jackson conseguiram provar o teorema de Pitágoras sem recorrer ao raciocínio circular em 2022, enquanto as duas ainda estavam no ensino médio.


Autor: cnnbrasil 
Fonte: cnnbrasil
Sítio Online da Publicação: cnnbrasil
Data: 28/10/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário