quinta-feira, 9 de maio de 2019

Tigres-de-bengala correm risco de extinção por mudanças climáticas

Mudanças climáticas e o aumento do nível do mar podem acabar com uma das maiores fortalezas de tigres do mundo: o mangue arbóreo de Sundarbans, em Bangladesh, que abriga centenas de espécies de animais. Entre eles está o tigre-de-bengala, ameaçado de extinção por causa da devastação de seu habitat natural.

Cerca de 70% da terra região está a poucos metros acima do nível do mar, e mudanças graves devem acontecer na área, conforme apontou um novo estudo publicado na revista Science of The Total Environment. As alterações provocadas por um planeta em aquecimento serão "suficientes para dizimar" os poucos tigres-de-bengala que permanecem no país asiático. "Até 2070, não haverá habitats de tigre adequados remanescentes em Sundarbans de Bangladesh", concluiu a pesquisa.

O documento, que se baseia em cenários climáticos desenvolvidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), complementa estudos que oferecem previsões negativas para a vida selvagem em Sundarbans.

Olha a onda
Em 2010, uma pesquisa conduzida pelo Fundo Mundial para a Natureza projetou que uma elevação do nível do mar de 11 polegadas poderia reduzir o número de tigres na região de Sundarbans em 96% dentro de algumas décadas.

Sharif A. Mukul, autor do novo relatório sobre Sundarbans, e seus colegas buscaram quais eram os riscos para o tigre-de-bengala além da elevação do nível do mar – que representa 5,4 %. Eles descobriram que entre 2050 e 2070, há 11,3 % de chances da perda de habitat. 

TIGRE-DE-BENGALA EM SUNDARBANS (FOTO: SOUMYAJIT NANDY)


Desde o início de 1900, a devastação do meio ambiente, a caça e o comércio ilegal de animais dizimou a população global de tigres em aproximadamente de 100 mil para menos de 4 mil.

Em Sundarbans, o aumento de eventos climáticos extremos e mudanças na vegetação irão reduzir ainda mais a população do felino. E como o mangue inunda, confrontos podem crescer entre humanos e tigres, visto que o bicho se afasta de seu habitat em busca de novas terras. "Muitas coisas podem acontecer", disse Mukul ao jornal The New York Times. "A situação poderia ser ainda pior se houvesse um ciclone, surto de doenças ou escassez de alimentos."

Aquecimento global
Em outubro de 2018, um relatório das Nações Unidas sobre mudanças climáticas descobriu que, se as emissões de gases do efeito estufa continuarem na taxa atual, a atmosfera aqueceria até 2,7 graus acima dos níveis pré-industriais em 2040.

Esse aumento teria consequências significativas para cadeias alimentares, recifes de corais e áreas propensas a inundações. Também pode afetar desproporcionalmente os países mais pobres e densamente povoados, como Bangladesh, que abriga 160 milhões de pessoas.

Em uma análise de registros de oceanos, cientistas descobriram que as marés altas em Bangladesh estavam subindo mais rápido do que a média global. Sugata Hazra, oceanógrafo da Universidade Jadavpur, na Índia, afirmou que pode haver perda de terra em Sundarbans, mas ele sugere que isso terá um impacto menos dramático sobre os tigres.

De acordo com Zahir Uddin Ahmed, funcionário do departamento florestal de Bangladesh, algumas medidas já foram tomadas para proteger as áreas baixas e os felinos que vivem no país. Ele declarou que o governo construiu muros de tempestades e introduziu alimentos que podem sobreviver a níveis mais elevados de salinidade da água.




Autor: Revista Galileu
Fonte: Revista Galileu
Sítio Online da Publicação: Revista Galileu
Data: 07/05/2019
Publicação Original: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2019/05/tigres-de-bengala-correm-risco-de-extincao-por-mudancas-climaticas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário