terça-feira, 28 de maio de 2019

Concentrações de antibióticos encontrados em alguns dos rios do mundo ultrapassam os níveis ‘seguros’ em até 300 vezes



Antibióticos encontrados em alguns dos rios do mundo ultrapassam níveis ‘seguros’, segundo estudo global

University of York *

Os pesquisadores procuraram 14 antibióticos comumente usados ??em rios em 72 países em seis continentes e encontraram antibióticos em 65% dos locais monitorados.

O metronidazol, que é usado para tratar infecções bacterianas, incluindo infecções de pele e boca, excedeu os níveis de segurança pela maior margem, com concentrações em um local em Bangladesh 300 vezes maior do que o nível “seguro”.

No rio Tâmisa e em um de seus afluentes em Londres, os pesquisadores detectaram uma concentração máxima total de antibióticos de 233 nanogramas por litro (ng / l), enquanto em Bangladesh a concentração era 170 vezes maior.

Trimetoprim

O antibiótico mais prevalente foi o trimetoprim, que foi detectado em 307 dos 711 locais testados e é usado principalmente para tratar infecções do trato urinário.

A equipe de pesquisa comparou os dados de monitoramento com os níveis “seguros” estabelecidos recentemente pela AMR Industry Alliance, que, dependendo do antibiótico, variam de 20 a 32.000 ng / l.

A ciproflaxacina, que é usada para tratar uma série de infecções bacterianas, foi o composto que mais frequentemente excedeu os níveis de segurança, ultrapassando o limiar de segurança em 51 locais.

Problema global

A equipe disse que os limites “seguros” foram excedidos com mais frequência na Ásia e na África, mas os locais na Europa, América do Norte e América do Sul também apresentaram níveis de preocupação mostrando que a contaminação por antibióticos era um “problema global”.

Os locais onde os antibióticos excederam em maior grau os níveis “seguros” foram em Bangladesh, Quênia, Gana, Paquistão e Nigéria, enquanto um site na Áustria foi classificado como o mais alto dos locais europeus monitorados.

O estudo revelou que os locais de alto risco eram tipicamente adjacentes a sistemas de tratamento de águas residuais, lixões de lixo ou esgoto e em algumas áreas de turbulência política, incluindo a fronteira israelense e palestina.

Monitoramento

O projeto, liderado pela Universidade de York, foi um grande desafio logístico – com 92 kits de amostragem levados para parceiros em todo o mundo que foram solicitados a coletar amostras de locais ao longo de seu sistema fluvial local.

As amostras foram então congeladas e enviadas de volta para a Universidade de York para testes. Alguns dos rios mais emblemáticos do mundo foram amostrados, incluindo o Chao Phraya, o Danúbio, o Mekong, o Sena, o Tamisa, o Tibre e o Tigre.

John Wilkinson, do Departamento de Meio Ambiente e Geografia , que coordenou o trabalho de monitoramento, disse que nenhum outro estudo foi feito nessa escala. Ele disse: “Até agora, a maior parte do trabalho de monitoramento ambiental para antibióticos foi feito na Europa, na América do Norte e na China. Muitas vezes com apenas um punhado de antibióticos. Nós sabemos muito pouco sobre a escala do problema globalmente.

“Nosso estudo ajuda a preencher essa lacuna de conhecimento chave com dados sendo gerados para países que nunca haviam sido monitorados antes.”

Resistência antimicrobiana

O professor Alistair Boxall, líder temático do Instituto de Sustentabilidade Ambiental de York , disse: “Os resultados são bastante surpreendentes e preocupantes, demonstrando a contaminação generalizada dos sistemas fluviais em todo o mundo com compostos antibióticos.

“Muitos cientistas e formuladores de políticas reconhecem agora o papel do ambiente natural no problema da resistência antimicrobiana. Nossos dados mostram que a contaminação por antibióticos dos rios pode ser um importante contribuinte ”.

“Resolver o problema será um desafio gigantesco e necessitará de investimento em infraestruturas para tratamento de resíduos e águas residuais, regulamentação mais rigorosa e limpeza de locais já contaminados.”


* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/05/2019




Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 28/05/2019
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2019/05/28/concentracoes-de-antibioticos-encontrados-em-alguns-dos-rios-do-mundo-ultrapassam-os-niveis-seguros-em-ate-300-vezes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário