segunda-feira, 1 de março de 2021

10 passos para reduzir as chances de doenças no coração




10 passos para reduzir as chances de doenças no coraçãoFoto: Getty Images / Sport Life

O sedentarismo e uma dieta ruim são as principais causas de doenças no coração. No entanto, começar uma rotina mais saudável é fácil e separamos 10 passos para te guiar nesse caminho contra os problemas cardíacos. Confira!


1. Acrescente fibras à sua dieta

Quanto mais fibras se come, menor a chance de sofrer um ataque cardíaco. Se ingeridas regularmente, as fibras conseguem baixar mais os níveis do colesterol ruim do que uma dieta pobre em gorduras trans e saturadas. Comer fibras também aumenta a sensação de saciedade, portanto elas são uma excelente aliada de quem quer perder peso. Invista nos chamados alimentos integrais, ricos no nutriente, como a aveia, o arroz e o pão integral, ao invés do branco.

2. Caminhe 20 minutos por dia


Duas horas e meia de exercício por semana, ou seja, pouco mais de 20 minutos por dia, já reduzem em 30% o risco de infarto. Atividade física regular baixa a pressão, aumenta os níveis do bom colesterol (HDL), controla os níveis de açúcar no sangue e, o melhor, reduz o estresse.

3. Comece o dia alongando-se

Alongar-se pode ser a chave para um coração saudável. Pesquisas revelaram que pessoas acima dos 40 anos com boa flexibilidade apresentaram 30% menos chance de ter as artérias endurecidas. Constatou-se que os vasos sanguíneos são afetados pela elasticidade dos músculos e dos tecidos que os circundam. Portanto, quanto mais você investir no alongamento, mais flexíveis as suas artérias ficarão e menores as chances de você ter alguma complicação cardíaca. Bastam entre 10 e 15 minutos por dia, apontam os estudos.

4. Vá para a cama uma hora mais cedo

Dormir pouco acarreta sérias consequências para a saúde do coração. A falta de descanso noturno promove o aumento dos níveis de cálcio nas artérias cardíacas, levando ao aparecimento de placas que podem entupir os vasos e provocar um derrame ou um infarto. Basta uma hora de sono a menos por noite para que o risco de calcificação aumente em 16%. A falta de sono também faz o corpo liberar hormônios do estresse, que comprimem as artérias e causam inflamação.

5. Leia o rótulo dos alimentos

Pessoas que leem o rótulo dos alimentos conseguem cortar duas vezes mais calorias do que aquelas que não dão importância a isso. Não deixe a gordura exceder 30% do total de calorias consumida por dia. A maior parte das gorduras ingeridas deve fazer parte do grupo das monoinsaturadas (azeite, abacate) e poli-insaturadas (salmão, linhaça). Limite as gorduras saturadas a 7% do seu consumo de calorias por dia.

6. Beba moderadamente

Beber moderadamente corresponde a duas doses por dia para homens e uma para mulheres. E uma dose equivale a 355 mL de cerveja, a 148 mL de vinho ou a 44 mL de destilados. O vinho também contém resveratrol, substância que ajuda a prevenir os danos causados aos vasos sanguíneos e a reduzir o colesterol ruim no sangue.

7. Fuja da fumaça do cigarro

Se você fuma, é hora de procurar um médico que o ajude a parar. Se já largou o vício ou não fuma, precisa evitar a fumaça do cigarro. O fumo passivo faz tão mal ao coração quanto o cigarro, provocando danos que são tão extensos e profundos quanto aqueles causados pela poluição do ar. Mesmo uma pequena exposição à fumaça causa um impacto tremendo à saúde. O fumo passivo aumenta as chances de doenças do coração em cerca de 30%, portanto, evite ficar em lugares fechados ao lado de fumantes.

8. Corte o açúcar

Comer muito açúcar não apenas faz com que você fique gordinho. Também aumenta as suas chances de ter algum problema cardíaco. Uma dieta rica em açúcar aumenta os níveis de triglicérides e de colesterol - dois fatores de risco para doenças cardíacas - na mesma proporção que uma dieta rica em gordura. E mais: o consumo exagerado de açúcar é um dos principais responsáveis pelo aparecimento do diabetes e da pressão alta, outros fatores de risco para a saúde do coração.

9. Escove os dentes e passe fio dental

Uma higiene oral inadequada é fator de risco para doenças cardíacas. Qualquer inflamação no corpo, inclusive na boca e na gengiva, pode resultar na obstrução das artérias, o que pode levar a um infarto. Pessoas que não escovam os dentes ao menos duas vezes ao dia têm 70% mais chances de passar por alguma complicação.

10. Procure outras maneiras de manter-se ativo

O importante, dizem os especialistas, é se mexer. Mas ainda mais importante é encontrar algo de que se que goste e não desistir. Constância, nesse caso, é fundamental. Encontre outras formas de manter-se ativo. Pode ser uma aula de dança ou até dançar em casa mesmo, uma partida de futebol com os amigos ou brincar com os sobrinhos. Pesquisas mostraram que pessoas fisicamente ativas de mais de uma maneira são mais saudáveis que aquelas que fazem uma hora de ginástica e depois passam o resto do dia sentadas na frente do computador ou do sofá.




Autor: Eduardo Nunes
Fonte: Terra
Sítio Online da Publicação: Terra
Data: 01/03/2021
Publicação Original: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/10-passos-para-reduzir-as-chances-de-doencas-no-coracao,3bc0aaf8c7c81f753754a7d6082db681gwdlw0c8.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário