sábado, 27 de março de 2021

Vacina desenvolvida pela UFMG está entre as três mais avançadas do país, diz ministro da Ciência e Tecnologia



UFMG está na corrida pela vacina brasileira contra a Covid-19 — Foto: UFMG/Divulgação


Uma vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está entre as três pesquisas citadas pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, como as mais avançadas entre os 15 protocolos apoiados pelo governo federal.

A previsão é que os testes clínicos (em humanos) do imunizante do CT-Vacinas aconteçam ainda este ano.

A pesquisa mais avançada teve o protocolo registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quinta-feira (25). Ela é desenvolvida em Ribeirão Preto (SP), a partir de pesquisa da universidade do governo de São Paulo.

"Três dessas vacinas (15 protocolos) avançaram nos pré-testes e agora elas estão entrando na fase dos testes clínicos. [...] Uma dessas vacinas já tem o protocolo registrado na Anvisa para testes clínicos", disse Pontes, que exibiu nesta sexta-feira (26) uma folha de papel para comprovar o pedido.


A pesquisa da UFMG já concluiu a etapa chamada de “prova de conceito”. Ela consiste em testes feitos em camundongos. O resultado mostrou que o imunizante tem potencial para produzir resposta imune e proteção contra o coronavírus.




Marcos Pontes anuncia outra vacina brasileira: 'Estava nessa expectativa de poder anunciar o mais rápido possível'

Agora, a vacina entra na fase de teste em macacos. O objetivo é identificar a capacidade da resposta imune na produção de anticorpos. A partir destes resultados será possível definir quando os testes em humanos serão feitos.

Além da pesquisa, a UFMG já começou a produzir, com tecnologia nacional, o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), “de acordo com as exigências de preparo de formulação para testes de segurança (toxigenicidade em animais) e fase clínica I e II em humanos”.

Cortes


Mesmo com verbas vindas do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia para mais de 20 iniciativas de enfrentamento à Covid-19, além do projeto liderado pela UFMG que reúne laboratórios de diagnóstico de 13 outras instituições, a universidade corre o risco de sofrer novos cortes no orçamento.


No início do mês, a previsão era que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), que está para ser votado no Congresso Nacional, reduzisse em 16,5% a verba da universidade, o que seria R$ 34 milhões a menos para investimentos. Semanas depois, esta estimativa aumentou para 18%, segundo a UFMG.

A proposta da União é um “balde de água fria” nas expectativas da universidade, importante agente no combate à pandemia no país.

“Nós nunca trabalhamos tanto. Quem respondeu à altura a crise da pandemia foram as universidades. Universidades públicas que têm o dever de gerar conhecimento e de devolvê-lo à sociedade. Nós mostramos isso e acho que todos reconhecem a importância da UFMG. Mas estamos muito preocupados com a situação do país”, disse a reitora.


'Versamune', a candidata da Farmacore, USP e PDS


Segundo o governo federal, a pesquisa da Versamune®️-CoV-2FC é coordenada pelo pesquisador Célio Lopes Silva, da FMRP-USP, em parceria com a brasileira Farmacore Biotecnologia e a PDS Biotechnology Corporation, dos Estados Unidos.


A Versamune utiliza a tecnologia da "proteína recombinante", a mesma utilizada, por exemplo, na vacina Novavax. Nesta técnica, pesquisadores cultivam em laboratório réplicas inofensivas da proteína que o novo coronavírus usa para entrar nas células do corpo. Depois de extraída e purificada, a proteína é embalada em nanopartículas do tamanho do vírus. No caso da Versamune, a nanopartícula foi desenvolvida pela PDS Biotech.




Que vacina é essa? Novavax

"Os resultados dos estudos não-clínicos (toxicidade e imunogenicidade) obtidos até o momento demonstram qualidade e competitividade para ser um sucesso nacional e global no controle da Covid-19", informou o Ministério da Ciência, em nota.

"A vacina demonstrou capacidade de ativar todo o sistema imunológico – imunidade humoral, celular e inata, induzir memória imunológica e proteção de longo prazo", completou o governo federal.





Autor: Thais Pimentel, G1 Minas
Fonte: G1 Minas
Sítio Online da Publicação: G1
Data: 27/03/2021
Publicação Original: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/03/27/vacina-desenvolvida-pela-ufmg-esta-entre-as-tres-mais-avancadas-do-pais-diz-ministro-da-ciencia-e-tecnologia.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário