quarta-feira, 31 de março de 2021

Editora da Uerj lança e-book gratuito para o ensino da Engenharia sob uma visão humanista

A Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUerj) acaba de disponibilizar, de forma gratuita, o e-book “Humanidades, ciências sociais e cidadania em Engenharia: uma introdução à Engenharia com um olhar transdisciplinar”. O livro, que aborda a disciplina sob uma visão humanista, dialogando com as ciências humanas e sociais, é indicado para ser utilizado por professores de matérias como Engenharia na Sociedade, Introdução à Engenharia e Aspectos Humanos na Engenharia, colaborando para a formação do engenheiro-cidadão.



Para o autor José Carlos Vilar Amigo, professor da Faculdade de Engenharia da Uerj, a obra atende à necessidade existente hoje, nos cursos da área, de ampliação do caráter multidisciplinar. “O trabalho foi elaborado com o intuito de suprir uma lacuna, já identificada pelo MEC e a qual eu ratifico, que é a falta de componentes humanistas na formação dos engenheiros, que lhes permitam uma atuação com sensibilidade social e humana”, afirma.


José Carlos Vilar Amigo, autor da obra

Abordando temas como Gestão, Ética, Direito, Liderança, Cidadania, História e Filosofia, o livro consegue provocar reflexões importantes e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional, incitando o senso crítico e reflexivo, assim como despertando uma visão holística da Engenharia. Além disso, ajuda no aperfeiçoamento das chamadas soft skills – competências como liderança, planejamento, gestão estratégica e aprendizado autônomo.

Na opinião de Amigo, a obra é relevante pois ajuda na reflexão sobre o exercício da carreira. “São abordados temas como a discussão filosófica do valor social da profissão, a importância de se ter uma atitude ética no desempenho das atividades, de se respeitar as normas que, democraticamente, regem a ação social e profissional e o reconhecimento do esforço histórico que a humanidade fez, na conquista dos direitos de cidadania. A ideia é inspirar o aluno a refletir e agir, não como o cidadão que conquista o direito de se dizer engenheiro, mas como o engenheiro que percebe a responsabilidade de cidadão advinda da conquista da sua formação”, ressalta o autor.

Para fazer o download gratuito, acesse o site da EdUerj.



Autor: Diretoria de Comunicação da UERJ
Fonte: UERJ
Sítio Online da Publicação: UERJ
Data: 30/03/2021
Publicação Original: https://www.uerj.br/noticia/editora-da-uerj-lanca-e-book-gratuito-para-o-ensino-da-engenharia-sob-visao-humanista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário