terça-feira, 13 de abril de 2021

Em parceria com a AgeRio, FAPERJ financia solução em blockchain para rastreio de finanças públicas



Ana Carolina Roberti, gerente de Gente e Gestão, e o sócio e diretor excutivo da Investools, David Gibbin: inovação promete levar mais transparência aos gastos de recursos do erário (Fotos:Divulgação)

Uma solução em blockchain para rastreabilidade de finanças públicas deverá contribuir para levar mais transparência à gestão pública. Batizado de GOV Token e criado pela empresa Investtools, trará a capacidade de registro, em blockchain, dos recursos que forem liberados por uma entidade pública. Isso acontecerá por meio da emissão de tokens, que atuam como representações eletrônicas de uma quantia em dinheiro, e estes são inseridos na rede, permitindo que todas as movimentações financeiras fiquem gravadas em uma cadeia de blocos – valores, origens e destinos. Desse modo, é possível rastrear tudo o que foi feito com determinado recurso: quem o emitiu, quem o recebeu, como foi utilizado. A dificuldade de fraudar uma informação gravada em blockchain é o que torna o produto inovador, pois impossibilita que determinada verba seja desviada no meio do processo.

A iniciativa ganhou impulso após a aprovação de proposta submetida pela Investtools ao programa de Apoio à Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas no Estado do Rio de Janeiro InovAÇÃO RIO, lançado pela FAPERJ em 2019 em parceria com a AgeRio (Agência Estadual de Fomento). O projeto entrará em em fase acelerada de desenvolvimento após a disponibilização pelas agências de fomento de parte dos recursos necessários no valor de R$ 1,5 milhão. A previsão é que o projeto piloto seja implementado na segunda metade de 2021. Nascida em 2007 com foco apenas em soluções para corretoras, a Investtools foi refundada em 2014 sob o comando de novos sócios, diversificando suas atividades com novos produtos e empreendimentos – um deles o Blockchain Studio, responsável pelo desenvolvimento do GOV Token.

"Em um momento no qual a sociedade exige cada vez mais transparência no uso dos recursos públicos, é imprescindível que o cidadão tenha acesso de forma facilitada a esse tipo de informação. Para a AgeRio, é importante que um projeto apoiado por meio do programa InovAÇÃO Rio, em parceria com a Faperj, resulte no desenvolvimento de uma solução tecnológica pioneira no país, que vai ao encontro dessa necessidade", declara o presidente da AgeRio, André Vila Verde.

Para o sócio e diretor executivo da Investools, David Gibbin, a aplicação da tecnologia blockchain tira do governo e de outras instituições os papéis de prestadores de conta à sociedade. "As informações estão inseridas em uma rede sem controle central único, ao alcance de todos os usuários e, claro, do público. Em meio a tantos casos de corrupção, ter uma ferramenta que promova uma segurança jamais vista no controle dos gastos públicos é uma inovação tão necessária quanto democrática", explica Gibbin.

O diretor de Tecnologia da FAPERJ, Maurício Guedes, destaca a importância do apoio a negócios de impacto social. "Quando falamos de inovação, focamos em inovação de base científica e tecnológica, que levam em consideração necessidades reais da sociedade. O projeto GOV Token traz uma questão muito relevante para a nossa sociedade hoje, de combate à corrupção e preservação da segurança da informação. O caráter pioneiro deste edital que a Faperj lançou com a AgeRio nos permitiu fortalecer a capacidade de inovação de empresas de vários setores, em várias cidades do Rio."

O GOV Token também foi apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública federal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que fomenta projetos estratégicos brasileiros. O projeto foi aprovado via Inovacred, programa operado por parceiros regionais da companhia, e adquiriu o Selo Finep de Inovação, que garante o impacto da solução.

"O programa Finep Inovacred vem buscando apoiar projetos inovadores e com elevada relevância para o país, como no caso da Investtools e do GOV Token. Desde 2013, foram mais de 700 startups e pequenas e médias empresas apoiadas pelo programa, em projetos que totalizam mais de R$ 2 bilhões, em todas as regiões do país", diz Newton Hamatsu, superintendente da área de Inovação da Finep.

* Com informações da Assessoria de Comunicação Doze+




Autor: Ascom Faperj
Fonte: Faperj
Sítio Online da Publicação: Faperj
Data: 25/03/2021
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=4183.2.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário