terça-feira, 8 de junho de 2021

Desmatamento escurece o mar e afeta o segundo maior recife do mundo


Foto: Pxhere / University of Southampton


Desmatamento escurece o mar e afeta o segundo maior recife do mundo
Converter as florestas tropicais da América Central em terras agrícolas está mudando a cor e a composição do material natural que corre para os rios próximos, tornando menos provável que se decomponha antes de chegar ao oceano, mostrou um novo estudo conduzido por Southampton.

O fluxo de material orgânico dissolvido, como o solo, da terra para os oceanos desempenha um papel importante nos ciclos globais de carbono e nutrientes. Mudar a forma como a terra é usada pode alterar o tipo e a quantidade de material transportado, com implicações generalizadas para os ecossistemas.

Neste último estudo, uma equipe de pesquisa internacional decidiu aprender mais sobre os efeitos do desmatamento no ambiente costeiro, estudando o material que fluía para os rios de vários locais em uma floresta tropical da América Central, rastreando seu progresso no mar ao largo da costa de Belize, lar da segunda maior barreira de corais do mundo.

Stacey Felgate, estudante de doutorado na University of Southampton e no National Oceanography Center, conduziu o estudo trabalhando com parceiros em Belize. Stacey disse: “Como muitos países da região, Belize está experimentando uma taxa rápida de desmatamento devido à crescente necessidade de terras agrícolas e urbanas, enquanto a economia também depende da pesca e do turismo na costa. Apesar disso, tem havido muito pouca pesquisa sobre o impacto que a mudança no uso da terra em um ritmo tão rápido está tendo sobre os ecossistemas costeiros da região. ”

Os resultados da pesquisa, publicados na revista JGR Biogeosciences , mostraram que significativamente mais material colorido está entrando nos rios de terras usadas para agricultura, em comparação com os locais de floresta natural.

À medida que o material continuava sua jornada ao longo do rio, a equipe percebeu que ele se acumulava, sugerindo que não era acessível aos micro-organismos que decompõem a matéria natural e a convertem em dióxido de carbono.

Quando o material chega à costa, o seu caráter colorido significa que absorve luz e pode escurecer o mar, podendo afetar a vida marinha como as ervas marinhas e os corais que precisam de luz para crescer. Os pesquisadores, portanto, identificaram pesquisas adicionais sobre esse possível impacto como uma próxima etapa vital para entender quais etapas são necessárias para proteger os ecossistemas costeiros do desmatamento.

Stacey acrescentou: “O potencial das atividades humanas em terra para impactar negativamente o meio ambiente costeiro não é exclusivo de Belize, e por isso nossas descobertas são relevantes de forma mais ampla, particularmente para as nações costeiras em desenvolvimento onde o desmatamento está em andamento, mas não há planos de conservação integrados entre o que está acontecendo na terra e o que está acontecendo nos oceanos. ”

Este estudo é parte de um projeto mais amplo liderado pela Dra. Claire Evans do Centro Nacional de Oceanografia. O trabalho foi financiado pelo Programa de Economias Marinhas da Commonwealth, que visa possibilitar economias marinhas seguras e sustentáveis em todos os Estados em desenvolvimento de pequenas ilhas da Commonwealth.

Outros parceiros no estudo incluíram a Universidade de Belize, o Instituto e Autoridade de Gerenciamento da Zona Costeira (Belize) e o Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido.

Stacey Felgate discute as descobertas de seu estudo e por que proteger nossos oceanos é importante no filme da Universidade de Southampton, para o Dia Mundial dos Oceanos, ‘Below the Surface’ – assista no link incorporado acima.


Referência:

Felgate, S. L., Barry, C. D. G., Mayor, D. J., Sanders, R., Carrias, A., Young, A., et al. (2021). Conversion of forest to agriculture increases colored dissolved organic matter in a subtropical catchment and adjacent coastal environment. Journal of Geophysical Research: Biogeosciences, 126, e2021JG006295. https://doi.org/10.1029/2021JG006295


Henrique Cortez, tradução e edição, a partir de original da University of Southampton

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/06/2021




Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 08/06/2021
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/06/08/desmatamento-escurece-o-mar-e-afeta-o-segundo-maior-recife-do-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário