sábado, 28 de janeiro de 2023

Temperaturas oceânicas recordes afetam o clima global


Um mapa-múndi plotado com blocos de cores representando percentis das temperaturas médias globais da terra e do oceano para todo o ano de 2022. Os blocos de cores representam o aumento do calor, de azul escuro (área mais fria recorde) a vermelho escuro (área mais quente recorde) e abrangendo áreas em entre “muito mais frio que a média” até “muito mais quente que a média”. (NOAA NCEI)


Temperaturas oceânicas recordes afetam o clima global
Uma temperatura oceânica recorde contínua com o aumento da estratificação e mudanças no padrão de salinidade da água fornecem informações sobre o que o futuro reserva em meio a um clima perpetuamente aquecido.
Institute of Atmospheric Physics*, Chinese Academy of Sciences

O estado de nossos oceanos pode medir a saúde do mundo e, a julgar pelas observações oceânicas atualizadas de 24 cientistas em 16 institutos em todo o mundo, precisamos de um médico.
Os três principais indicadores da mudança climática incluem temperaturas recordes históricas contínuas, altos níveis de contraste de salinidade oceânica e aumento da estratificação oceânica (separação da água em camadas) sem sinais de desaceleração.

Esses indicadores estão levando os cientistas a abordar e prever rapidamente os componentes futuros das mudanças climáticas para melhor preparar o público para um futuro climático extremo à frente.

Os resultados foram publicados recentemente, onde um novo recorde de 0-2000 m de conteúdo de calor oceânico (OHC) foi estabelecido e registrado em 2022, com uma adição de aproximadamente ~10 Zetta joules (ZJ) de calor no oceano em relação a 2021. Um Zetta joule é um joule (unidade para medir “trabalho” ou “calor”) com 21 zeros atrás dele.

Os resultados foram publicados em 11 de janeiro de 2023 na Advances in Atmospheric Science . Ele resume dois conjuntos de dados internacionais: do Instituto de Física Atmosférica (IAP) da Academia Chinesa de Ciências (CAS) e dos Centros Nacionais de Informações Ambientais (NCEI) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), que analisam observações do conteúdo de calor do oceano e seu impacto datando da década de 1950. “Os dados do IAP e do NCEI mostram uma mensagem consistente de que o conteúdo de calor do oceano superior a 2.000m atinge um valor recorde em 2022”, disse Tim Boyer, pesquisador sênior do NCEI/NOAA.

10 ZJ de calor é igual a ~100 vezes a geração mundial de eletricidade em 2021 (28466 TWH), ~325 vezes a produção de eletricidade da China em 2021 (8537 TWH), ~634 vezes a produção de eletricidade nos Estados Unidos em 2021 (4381 TWH). 10 ZJ de calor também podem ferver 700 milhões de chaleiras de 1,5L por segundo no ano passado.

“O aquecimento global continua e se manifesta no calor recorde do oceano, e também em extremos contínuos de salinidade. Este último destaca que as áreas salgadas ficam mais salgadas e as áreas frescas ficam mais frescas e, portanto, há um aumento contínuo na intensidade do ciclo hidrológico.” disse CHENG Lijing, principal autor e pesquisador do IAP/CAS.

O que não é difícil de entender é como essa quantidade de calor que vai para os oceanos tem sérias consequências e, na verdade, vem muito mais rápido do que se esperaria. A salinidade crescente e, portanto, a estratificação dos oceanos podem alterar a forma como o calor, o carbono e o oxigênio são trocados entre o oceano e a atmosfera acima dele. Este é um fator que pode causar a desoxigenação do oceano, ou perda de oxigênio, dentro da água. A desoxigenação em si é um pesadelo não apenas para a vida e os ecossistemas marinhos, mas também para os humanos e nossos ecossistemas terrestres.

A redução da diversidade oceânica e o deslocamento de espécies importantes podem causar estragos em comunidades dependentes da pesca e suas economias, e isso pode ter um efeito cascata na maneira como a maioria das pessoas consegue interagir com seu ambiente.

Alguns lugares já estão vendo os impactos de um oceano em rápido aquecimento, e eles não são exatamente como o esperado.

“Alguns lugares estão passando por mais secas, o que leva a um risco maior de incêndios florestais, e outros lugares estão passando por grandes inundações devido a fortes chuvas, muitas vezes apoiadas pelo aumento da evaporação dos oceanos quentes. Isso contribui para mudanças no ciclo hidrológico e enfatiza o papel interativo que os oceanos jogam.” disse Kevin Trenberth, terceiro autor do artigo e pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica e da Universidade de Auckland. Um aumento na temperatura e na salinidade da água contribui diretamente para a formação de camadas de água em vez de se misturar, e isso é apenas parte do que prejudica o delicado equilíbrio entre nossos oceanos e a atmosfera.

“No futuro, o grupo se concentrará em entender as mudanças dos principais ciclos da Terra e melhorar as projeções futuras das mudanças de calor, água e carbono da Terra. Esta é a base para os humanos se prepararem para as mudanças e riscos futuros. ” disse John Abraham, professor da Universidade de St. Thomas, o segundo autor deste estudo.

O rastreamento contínuo dessas mudanças dará aos cientistas uma ideia do que pode ser feito preventivamente para se preparar para temperaturas mais altas, clima extremo e todas as outras consequências que acompanham o aquecimento dos oceanos e um ciclo hidrológico impactado.

“Os oceanos estão absorvendo a maior parte do aquecimento das emissões humanas de carbono”, disse o autor do artigo, Michael Mann, professor da Universidade da Pensilvânia. “Até atingirmos as emissões líquidas zero, esse aquecimento continuará e continuaremos a quebrar recordes de conteúdo de calor oceânico, como fizemos este ano. Melhor conscientização e compreensão dos oceanos são a base para as ações de combate às mudanças climáticas.”

Referência:

Cheng, L. J., and Coauthors, 2023: Another year of record heat for the oceans. Adv. Atmos. Sci., https://doi.org/10.1007/s00376-023-2385-2

Henrique Cortez *, tradução e edição.




Autor: Henrique Cortez
Fonte: ecodebate
Sítio Online da Publicação: ecodebate
Data: 27/01/2023
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2023/01/27/temperaturas-oceanicas-recordes-afetam-o-clima-global/

Nenhum comentário:

Postar um comentário