Animação ilustra o evento Laschamp, quando os polos magnéticos terrestres se inverteram temporariamente Maximilian Arthus Schanner e Guram Kervalishvili/German Research Centre for Geosciences
Há cerca de 41 mil anos, aconteceu uma inversão temporária dos polos magnéticos da Terra, conhecida como evento Laschamps. Nesse período, o campo magnético do planeta enfraqueceu drasticamente, o que permitiu que raios cósmicos penetrassem na atmosfera terrestre, contribuindo para algumas mudanças no clima.
Embora ainda haja muitas lacunas sobre esse evento, pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca, do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências e da Agência Espacial Europeia (ESA), colaboraram para criar uma representação sonora do evento Laschamps, que pode ser ouvida no vídeo a seguir:
acontecendo a cada 300 mil anos ou mais. Esses eventos envolvem uma troca repentina entre os polos e são relativamente comuns na história geológica do planeta.
De acordo com a Nasa, registros paleomagnéticos revelam que os polos se inverteram 183 vezes nos últimos 83 milhões de anos. Durante essas inversões, a magnetosfera enfraquece, permitindo maior entrada de raios cósmicos e partículas solares carregadas. No evento Laschamps, estima-se que a força do campo magnético tenha diminuído para apenas 5% de sua intensidade atual.
Autor: Revista Galileu
Fonte: Revista Galileu
Sítio Online da Publicação: Revista Galileu
Data: 21/10/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário