terça-feira, 18 de março de 2025

O incrível poder do 'xixi' das baleias: 'Mares não seriam os mesmos sem urina desses gigantes', diz cientista


Quando pensamos nas baleias, geralmente imaginamos criaturas majestosas deslizando pelo oceano, com suas enormes caudas criando ondas. Mas um estudo recente, liderado pela Universidade de Vermont, nos EUA, revelou um serviço surpreendente prestado pela urina desses gigantes marinhos à saúde dos mares.

Aparentemente, as baleias desempenham um papel crucial na manutenção de um ecossistema marinho saudável, transportando nutrientes essenciais – especificamente nitrogênio e fósforo – por vastas distâncias. Elas migram por milhares de quilômetros a cada ano, viajando de áreas ricas em nutrientes nas águas polares para as regiões tropicais, onde se reproduzem e, pelo caminho, excretam enormes quantidades de urina, repleta de nitrogênio.

Quando as baleias fazem xixi, elas ajudam a fertilizar áreas costeiras de baixo nutriente e recifes de corais, estimulando o crescimento de fitoplânctons e outras algas microscópicas que formam a base da cadeia alimentar do oceano.

"O oceano seria um lugar muito diferente sem o cocô ou o xixi das baleias", diz o líder da pesquisa, Joe Roman.

Essa transferência de nutrientes, que ocorria em uma escala ainda maior antes da era da caça comercial, ajuda a sustentar a vida marinha em regiões onde esses nutrientes seriam escassos. Ao espalharem nutrientes pelo oceano, as baleias atuam como uma "grande esteira transportadora", movendo energia e matéria orgânica de uma parte do globo para outra. Em locais como o Havaí, onde as baleias-jubarte migram todos os anos, o excremento de baleia representa mais nitrogênio do que os ventos e correntes locais podem fornecer.

No entanto, apesar do papel crucial que desempenham, as populações de baleias ainda se recuperam dos devastadores efeitos da caça comercial, e muitas espécies, como as baleias-azuis e as jubartes, continuam a enfrentar ameaças de colisões com embarcações, emaranhamentos em redes de pesca e as mudanças climáticas. Por isso, o estudo também reforça a necessidade de ampliar os esforços de conservação desses animais.


Autor: umsoplaneta
Fonte: umsoplaneta 
Sítio Online da Publicação: umsoplaneta
Data: 17/03/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário