Sunita Williams faz sinal de positivo após retornar de uma missão de quatro meses a bordo da ISS em 2012. Ela e seus colegas astronautas foram mantidos em segurança em cadeiras enquanto se recuperavam de 'enjoo espacial' e se reajustavam à gravidade NASA/GCTC/Andrey Shelepin
Nesta terça-feira (18), Sunita Williams e Barry Wilmore, os astronautas da Nasa que ficaram “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS) por mais de 9 meses, finalmente retornaram à Terra. A bordo da Crew Dragon "Freedom", a dupla caiu controladamente no oceano por volta das 19h (horário de Brasília).
O primeiro movimento envolveu retirá-los do interior do veículo espacial, e, então, posicioná-los em macas. Não se tratou de um problema de saúde urgente. Isso faz parte do protocolo de cuidados da agência aeroespacial, e ajuda a prevenir eventuais acidentes causados pelo tempo no espaço.
Importância do protocolo de resgate
Como destacou o site Live Science, quando os astronautas retornam à Terra, eles não conseguem andar imediatamente após o pouso. Isso se deve às mudanças temporárias no corpo que ocorrem no espaço, bem como ao processo de se reacostumar com a gravidade.
“Muitos deles não querem ser levados em uma maca, diga-se de passagem. Mas isso faz parte do protocolo de resgate e é conduzido como forma de verificar o seu estado de saúde das pessoas”, explica John DeWitt, diretor da Universidade Rice, dos Estados Unidos. DeWitt foi cientista da Nasa, onde desenvolveu justamente métodos para melhorar a saúde dos indivíduos durante os voos espaciais.
Autor: revistagalileu
Fonte: revistagalileu
Sítio Online da Publicação: revistagalileu
Data: 18/03/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário