segunda-feira, 24 de março de 2025

Pesquisadores brasileiros e indianos desenvolvem tecnologia para prever pandemias



O derramamento de rejeitos da Barragem do Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana (MG), quando foram identificados micro-organismos que vivem em ambientes extremos”, explica Carlão, como é conhecido entre os colegas.


Carlos Rezende: para o pesquisador, é preciso conhecer bem como o ecossistema funciona ao longo do tempo e os fatores que podem interferir no seu equilíbrio (Foto: Arquivo pessoal)
“Tempos atrás, o serviço meteorológico apresentava maior incerteza nas suas previsões. Hoje, o nível de acerto é grande, compara o professor. A evolução nessa área, assim como em outras tantas, está diretamente relacionada às novas tecnologias como o aprendizado de máquina e à observação e ao estabelecimento de parâmetros confiáveis. Portanto, tenho certeza que projetos de longa duração são fundamentais para mudança de cenários para previsão de fenômenos naturais, assim como os efeitos de eventos crônicos e agudos”, conclui Rezende.

No campus da Fiocruz em Salvador (BA), unidade de pesquisa que também integra o estudo, o projeto ÆSOP desenvolveu um Sistema de Alerta Antecipado de Surtos com Potencial Pandêmico, chamado Alert-Early System of Outbreaks with Pandemic Potential. Apoiado no tripé inovação, otimização e antecipação, busca detectar precocemente doenças respiratórias virais, como a que causou a pandemia de Covid-19. Eles entendem que programas de vigilância podem apoiar as autoridades de saúde na identificação rápida de novas doenças com potencial epidêmico/pandêmico. O projeto utiliza ferramentas de inteligência artificial e aprendizado de máquina e dados digitais de saúde coletados de diferentes fontes para fornecer um sistema operacional às autoridades de saúde, antecipando respostas quando um possível surto de doença infecciosa for identificado. Inicialmente, o sistema está sendo desenvolvido para monitorar síndromes respiratórias agudas e, posteriormente, será expandido para incluir a detecção de outras síndromes relevantes para a saúde pública e com potencial epidêmico.


Autor: FAPERJ
Fonte: FAPERJ 
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 20/03/2025
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=739.7.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário