A Coordenação de Cooperação Social (CCSP) é o órgão da Presidência da Fiocruz que assume o compromisso de interagir com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e poder público para desenvolvimento de estratégias que contribuam no enfrentamento e redução das desigualdades e iniquidades sociais em saúde da população. Por meio de seu Balanço de Atividades, a CCSP torna público seus compromissos e resultados. Acesse aqui.
O documento está dividido em Editorial; Apresentação da Cooperação Social; Infográficos com dados consolidados de 2022; e Resultados dos projetos. Nesta última seção, podem ser encontrados os resultados alcançados pelos projetos em 2022 e suas perspectivas para 2023, além de hashtags associando suas metas e objetivos com o atual programa de gestão da Presidência da Fiocruz.
Infográficos com dados consolidados de 2022
Neste capítulo, os dados dos projetos são apresentados na forma de infográficos que destacam informações como públicos, abrangência territorial e organizações populares envolvidas nas iniciativas.
Em 2022, os projetos coordenados e apoiados pela Cooperação Social foram desenvolvidos em diferentes escalas: de abrangência nacional, estadual, municipal e territorial. Em um dos infográficos, é possível visualizar no mapa da federação todos os Estados brasileiros que receberam ações. As que foram desenvolvidas em nível municipal e territorial também foram relacionadas nos gráficos do documento.
Os públicos envolvidos nas iniciativas foram separados em seis gráficos: por categoria profissional; por categoria estudantil; por faixa etária; por modo de ação coletiva. As organizações comunitárias e as populações vulnerabilizadas envolvidas nas iniciativas também foram ilustradas pelos infográficos.
Modo de agir em cooperação social
Desde 2009, a Coordenação de Cooperação Social vem induzindo processos estruturantes a partir de metodologias participativas junto às Unidades Técnico-Científicas da Fiocruz, aos movimentos sociais e territórios vulnerabilizados com objetivo de construir conhecimento e agir politicamente para ampliação da participação popular no controle social e na territorialização de políticas públicas promotoras de saúde. Leia mais sobre o órgão aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário