terça-feira, 13 de junho de 2023

FAPESP se une a agência francesa para alavancar novo órgão internacional de proteção do oceano

FAPESP, o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, França) e mais 14 instituições de pesquisa de todo o mundo estão unindo forças para criar um painel científico internacional que subsidie decisões políticas em defesa do oceano.

A expectativa da coalizão, formada em abril deste ano em reunião ocorrida em Bruxelas (Bélgica), é de que o International Panel on Ocean Sustainability (Ipos) seja oficializado na próxima Conferência das Nações Unidas sobre os oceanos, que será realizada em Nice (França), em 2025.

De acordo com a Declaração de Bruxelas, documento de criação da coalizão, o momento é mais do que oportuno. "O oceano é uma importante fonte de renda, energia e inspiração para muitas comunidades. No entanto, sua saúde está ameaçada devido ao impacto cumulativo de diversas atividades humanas. Atualmente, estamos sob os auspícios da Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável e nos aproximando da Conferência do Oceano da ONU em 2025. [...] Existe uma necessidade urgente de identificar e implementar soluções científicas para o uso sustentável do oceano", diz o texto.



Autor: Maria Fernanda Ziegler 
Fonte: Agência FAPESP
Sítio Online da Publicação: FAPESP 
Data: 13/06/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário