terça-feira, 6 de junho de 2023

EBC e Fiocruz renovam parceria e produzem série documental

Fruto de acordo da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA), a série documental Nos caminhos dos viajantes terá seu pré-lançamento na semana do meio ambiente. Em 6 de junho, às 14h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, ocorrerá a celebração da renovação do acordo, um bate-papo com os realizadores e a exibição do primeiro episódio da série. 

O acordo tem como objetivo o desenvolvimento de produções audiovisuais sobre biodiversidade, patrimônio natural e cultural, história ambiental e das ciências, saúde e meio ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade. A parceria, que permitiu a produção de três temporadas da série Parques do Brasil, já exibida pela TV Brasil, visa promover a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade e os ecossistemas naturais das unidades de conservação brasileiras.

A série Nos caminhos dos viajantes revela as práticas científicas dos séculos 18 e 19 e compara as experiências de campo daquela época com agora, destacando as espécies e as paisagens naturais que os naturalistas relataram e o que podemos observar hoje.

Em seu primeiro episódio, o programa apresenta os arquipélagos de São Pedro e São Paulo, de Fernando de Noronha e dos Abrolhos, apresentando relatos de viajantes naturalistas como Charles Darwin, Charles Frederick Hartt, John Nicholas Ridley e John Casper Branner. A série foi produzida integralmente no sistema 4K, que permite mais qualidade e nitidez de imagens. 

Primeiros registros de espécies raras ou em perigo de extinção

Nos últimos 500 anos, a partir da colonização europeia na América do Sul, os ecossistemas naturais originais têm sofrido intenso processo de transformação e conversão, ameaçando extinguir milhares de espécies de animais e de plantas. Esse processo traz profundos impactos na dinâmica dos ecossistemas e na qualidade ambiental de milhares de localidades.

Os viajantes naturalistas que visitaram o país a partir do século 18 fizeram os primeiros registros de muitas espécies ainda hoje pouco estudadas, raras ou endêmicas, extintas localmente ou em perigo de extinção. Com a abertura dos portos em 1808, muitos desses naturalistas desembarcaram em solo brasileiro e empreenderam expedições, produzindo e sistematizando conhecimentos sobre a fauna, a flora, os ecossistemas, a geografia e a geologia do país. 

Os produtores da série Nos caminhos dos viajantes percorrem as mesmas rotas feitas pelos viajantes do passado, mostrando por meio da tecnologia de ponta a beleza e os impactos provocados ao longo dos séculos nos ambientes naturais brasileiros.

Serviço:
Celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre a Casa de Oswaldo Cruz e a Empresa Brasil de Comunicação e exibição do piloto da série documental Nos Caminhos dos Viajantes.
Local: Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) – 4º andar
Endereço: Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Data: 06/06/2023
Horário: 14h




Autor: Fiocruz 
Fonte: Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 05/06/2023
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/ebc-e-fiocruz-renovam-parceria-e-produzem-nova-serie-documental

Nenhum comentário:

Postar um comentário