A segunda edição, revista e ampliada, da obra Impactos da Violência na Escola: um diálogo com professores, vencedora do Prêmio Jabuti 2011 na categoria Educação, chega em um momento de triste recrudescimento da violência contra as escolas.
Na última segunda-feira, 19, houve o terceiro ataque com mortes a escolas apenas este ano no país. Dessa vez, o alvo foi um colégio estadual na cidade de Cambé, no Paraná, onde dois estudantes menores de idade perderam tragicamente suas vidas.
No intervalo entre as edições deste livro, o Brasil viu aumentarem os conflitos e as desigualdades educacionais e sociais. Nas escolas, se uma curva ascendente de violência já era identificada em 2010, data da primeira edição, a tendência de crescimento reafirmou-se nos últimos anos.
A esses eventos traumáticos soma-se a experiência da Covid-19, que privou, por três anos, crianças e jovens de aulas regulares e do convívio social no ambiente escolar, trazendo prejuízos não só acadêmicos, mas também para a sua saúde mental, o que, por sua vez, realimenta o sofrimento e a violência.
Na presente coletânea, variados autores compartilham reflexões sobre os tipos de violência que acometem a comunidade escolar e entorno, e seus efeitos sobre a saúde de toda a comunidade. São apresentados os fundamentos teóricos e conceituais da violência na, contra e da escola, sob a ótica dos direitos humanos e do reconhecimento do caráter complexo e multifacetado da violência na sociedade. É nesta direção que os autores dirigem seus esforços analíticos e propositivos.
O objetivo é propiciar a análise e a ampliação das possibilidades de intervenção no cotidiano escolar brasileiro, que certamente não passa apenas por medidas fiscalizadoras ou punitivas. "A densidade das análises aponta a necessidade de políticas públicas e ações abrangentes e articuladas em vários planos, com base em uma visão ampla de proteção social e promoção de direitos, (...) que incidam sobre as comunidades, as famílias e o ambiente das escolas propriamente dito”, aponta, no prefácio da recente edição, Cristiani Machado, professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz) e diretora da Editora Fiocruz.
Um dos sentidos que orienta o livro é a busca pelo diálogo com os professores, “isso porque recai sobre esses profissionais, muitas vezes vítimas de situações precárias de trabalho e insuficiente valorização, uma imensa responsabilidade de identificar e enfrentar situações de violência para as quais não estão preparados, ou que têm limitado poder de solucionar, de forma isolada", complementa Cristiani. No caminho da busca por soluções, o último capítulo estimula o professor a elaborar um plano de intervenção local para prevenção e redução da violência na escola.
A obra em questão é fruto de consistente pesquisa do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) da ENSP/Fiocruz e publicado pela Editora Fiocruz em parceria com a ENSP. A nova edição inclui um capítulo inédito e cinco novos autores, dos quais, Kathie Njaine junta-se, na organização do volume, a Simone de Assis, Patrícia Constantino e Joviana Quintes Avanci, todas pesquisadoras do Claves/ENSP/Fiocruz.
No contexto atual, revela-se mais que oportuna a reedição desta obra de interesse para um amplo público que queira se aprofundar em um tema de premente relevância nacional e global.
Sobre as organizadoras
Simone Gonçalves de Assis é médica, pós-doutora pela Cornell University, nos Estados Unidos, doutora em ciências pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora titular do Claves/ENSP/Fiocruz, atuando na área da violência e saúde, em especial no que se refere a crianças, adolescentes e jovens em situação de violência.
Patrícia Constantino é psicóloga, doutora em ciências pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora do Claves/ENSP/Fiocruz.
Joviana Quintes Avanci é psicóloga, pós-doutoranda na área de violência contra a criança e o adolescente, doutora em ciências pelo IFF/Fiocruz. Pesquisadora do Claves/ENSP/Fiocruz.
Kathia Njaine é comunicóloga, doutora em ciências pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora titular do Claves/ENSP/Fiocruz, atuando nas áreas de violência e saúde, juventude, informação sobre violência.
Sumário
Prefácio
Apresentação
1. Por uma cultura de educação em direitos humanos
2. Reflexões sobre violência e suas manifestações na escola
3. Violência na escola, da escola e contra a escola
4. Bullying escolar e cyberbullying
5. Gênero, sexualidade e raça: dimensões da violência no contexto escolar
6. Quando a violência familiar chega até a escola
7. Reflexões sobre os efeitos da violência na saúde de alunos e professores
8. Prevenir a violência e promover a saúde e a qualidade de vida na escola
9. A escola e a rede de proteção de crianças e adolescentes
10. Elaborando um projeto de intervenção local para enfrentar a violência na escola
Em acesso livre no SciELO Livros.
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