terça-feira, 20 de junho de 2023

Estudo desenvolvido na UFRJ investiga sensibilidade ao sal em pacientes hipertensos


“Identificamos um sensor de sódio presente na membrana das células renais, denominado Nax. Ele é ativado quando a concentração de sódio aumenta e funciona como um canal, permitindo que o sódio entre na célula. Isso ativa uma proteína induzida pelo sal, chamada SIK. Observamos que, como um telefone sem fio, a SIK induz um transportador, a Sódio-Potássio-ATPase [(Na++K+)ATPase], a reabsorver mais sódio do que o normal. Essa enzima ativada, por sua vez, faz com que a pessoa reabsorva muito sódio, o que pode explicar a sensibilidade aumentada ao consumo de sal em pacientes hipertensos”, resumiu a pesquisadora.


“O mérito da pesquisa está em descrever um mecanismo reunindo esse trio de componentes intracelulares, que nunca havia sido descrito”, destacou Lucienne, que se dedica a essa linha de pesquisa desde 2012 e recebeu apoio da FAPERJ para a realização do estudo por meio do programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). A pesquisa resultou na publicação de artigo na revista científica International Journal of Molecular Sciences (https://www.mdpi.com/1422-0067/24/9/7887), que tem entre seus autores a bolsista de Doutorado Nota 10 da FAPERJ Dayene S. Gomes, que desenvolve seus estudos sob a orientação de Lucienne.

A coordenadora do projeto destaca que a sensibilidade aumentada ao sal entre pacientes com hipertensão arterial representa um desafio para a saúde pública no Brasil e no mundo. “Esta sensibilidade exagerada ao sal acomete aproximadamente 60% dos pacientes com diagnóstico de hipertensão, que precisam de medicamentos por muitos anos, e essa é a questão que impacta os sistemas de saúde e que precisamos compreender melhor. É bem sabido que quem tem pressão alta deve fazer o controle do sal em sua alimentação. Esse controle, quando bem feito, pode reduzir o número de medicamentos utilizados no tratamento da hipertensão arterial. Infelizmente a alimentação do brasileiro, cada vez mais industrializada, é rica em sal, usado como conservante na fabricação de alimentos, muitos até com sabor adocicado”, concluiu.



Autor: Débora Motta
Fonte: FAPERJ 
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 15/06/2023
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=344.7.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário