quinta-feira, 29 de junho de 2023

Fiocruz assina parceria com universidade angolana

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Universidade Agostinho Neto (UAN), em Luanda (Angola), assinaram um memorando de entendimento para futuras parcerias em ensino e pesquisa entre as instituições. Representando mais um passo na busca pelo estreitamento de laços com instituições africanas, a parceria tem como objetivo a colaboração mútua nas seguintes áreas: doenças tropicais negligenciadas, com destaque para malária e tuberculose; doenças transmissíveis; arboviroses; resistência antimicrobiana (AMR); HIV; clima e saúde; saúde materna, infantil e reprodutiva; entre outras. A vigência do memorando de entendimento assinado entre as instituições é de cinco anos. 


Anna Cristina Calçada Carvalho (à esq) durante a assinatura do memorando na Universidade Agostinho Neto (foto: Acervo pessoal)  

Participaram da assinatura, realizada em formato virtual na última quinta-feira (22/6), a diretora do IOC/Fiocruz, Tania Araujo-Jorge, e os vice-diretores Luciana Garzoni (Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) e Ademir Martins (Ensino, Informação e Comunicação). A coordenadora da Cooperação Institucional do Instituto, Anna Cristina Calçada Carvalho, estava presente na reitora da Universidade Agostinho Neto durante a solenidade. 

Pelo lado angolano, participaram o reitor da UAN, Pedro Magalhães; os professores da Faculdade de Medicina da Universidade, Maria Fernanda Dias Afonso Monteiro e Joaquim Vandunem, e o cônsul Geral de Angola no Rio de Janeiro, Mateus de Sá Miranda. 

“Faz parte da política de cooperação institucional reforçar as parcerias técnico-científicas com países do hemisfério sul, sobretudo os de língua portuguesa. O foco do IOC está em contribuir para a formação de recursos humanos nesses lugares. Nós podemos ajudá-los a enfrentar problemas de saúde pública ligados, especialmente, a doenças transmissíveis”, comentou Anna Cristina. 

A coordenadora destacou, também, que todos os Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto estão envolvidos na parceria. “A Fiocruz e o IOC têm longa história de colaboração com Angola e Moçambique. Em acordos anteriores firmados para a formação de recursos humanos, mais de cinquenta pessoas foram tituladas mestres ou doutores”, pontuou, adiantando que o próximo passo consiste em elaborar, junto à UAN, um plano de trabalho para dar seguimento à parceria. “Temos agendada para agosto uma reunião com representantes da universidade angolana para tratar do assunto”, completou. 



Autor: Kadu Cayres (IOC/Fiocruz) 
Fonte: Fiocruz 
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 28/06/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário