segunda-feira, 5 de junho de 2023

Editora Fiocruz lança Coleção Bio


Autores e editores ressaltaram empenho para apresentar conteúdo atualizado em temas de ponta da área biomédica com linguagem acessível. Foto: reprodução Canal VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz 

“Ele pensava a frente do seu tempo e não desistia. Compartilhamos, vivemos e concretizamos este teu sonho, Milton. Obrigado”, disse o chefe substituto do Laboratório de Biologia Celular do IOC. 

No lançamento, Elba destacou a participação de 38 discentes e docentes de programas de pós-graduação do IOC na redação do livro, que foi elaborado a partir de experiências do grupo na oferta de Cursos de Férias para alunos de graduação. A pesquisadora ressaltou ainda a relevância do tema da virologia. “Os vírus sempre estiveram presentes na história da humanidade. Epidemias e pandemias reforçam a importância desse conhecimento, que, muitas vezes, é difícil para alunos de graduação. O livro permite fazer uma imersão com linguagem tranquila”, disse Elba. 

O apoio do Conselho Editorial ao projeto foi lembrado por Denise Valle, que destacou a aposta da Editora Fiocruz na área biomédica. “Vamos trabalhar com curadoria e atualização periódica dos volumes para dar conta de manter a informação a par com o estado da arte. Também vamos manter o compromisso histórico da Fiocruz com o acesso igualitário ao conhecimento, com publicação de acesso aberto, online e gratuita”, salientou a pesquisadora do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde do IOC. 

O corpo editorial da Coleção Bio é formado pelos pesquisadores do IOC Rubem Menna Barreto, Helene Santos Barbosa, Tatiana Maron-Gutierrez e Monick Lindenmeyer Guimarães. De acordo com os editores, entre os temas em discussão para os próximos volumes estão: resistência a antimicrobianos, biodiversidade, genética e bioinformática. 

Legado para ciência e saúde 

A homenagem a Milton ressaltou o legado do pesquisador, que dedicou sua carreira a estudos sobre hanseníase. Além de deixar importantes contribuições científicas, o especialista em biologia molecular atuou no desenvolvimento de ferramentas inovadoras para diagnóstico da doença.  

Falecido aos 51 anos, o pesquisador também se dedicou à educação, em cargos institucionais no IOC e na Fiocruz, como professor universitário e como orientador de mais de 50 mestres e doutores. 

A semente da Coleção Bio foi plantada por uma iniciativa do pesquisador. Em 2007, o Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC, então coordenado por Milton, ofereceu as primeiras turmas de Cursos de Férias, voltados para estudantes de graduação. Abraçado por todas as pós-graduações do IOC, o projeto se consolidou como iniciativa institucional, que aproxima graduandos da pós-graduação e da pesquisa científica.  

Desde o começo do projeto, Milton vislumbrou a importância de publicações com conteúdo de ponta da área biomédica adequadas para um público iniciante. A ideia inicial de publicar as apostilas dos cursos de férias se transformou ao longo dos anos, dando origem ao conceito da Coleção Bio, que visa apresentar temas de referência em biociência e biotecnologia para atualização e qualificação de profissionais. “Milton teve impacto na formação de muitas pessoas, inclusive na minha. Fomos colegas de faculdade, mas se hoje lidero um grupo que olha para o ambiente instrumentalizado pela biologia molecular, é por causa do Milton. Temos o desafio de pensar formas de fazer o legado dele continuar. Parabéns pela publicação da Coleção Bio”, disse Mauro.  

“A morte do Milton foi uma perda grande para a Fiocruz, o SUS e a ciência brasileira e internacional. Ele fez escola e deixou sua marca numa geração de pessoas. Mas não dá para definir Milton por números. Ele dizia que nossa missão é fazer ciência de qualidade para solucionar os problemas do SUS e acreditava que sem amor, alegria e leveza não somos capazes de realizar nossa missão institucional. Agora, todos acreditamos nisso”, afirmou Flavio.

* Edição: Vinícius Ferreira (IOC/Fiocruz)


Autor: Maira Menezes (IOC/Fiocruz)

Fonte: Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 05/06/2023
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/editora-fiocruz-lanca-colecao-bio

Nenhum comentário:

Postar um comentário