quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Pesquisadores descobrem ligação entre dor crônica e alterações no microbioma intestinal

Os cientistas descobriram uma correlação entre uma doença envolvendo dor crônica e alterações no microbioma intestinal.


A fibromialgia afeta 2-4 por cento da população e não tem cura conhecida. Os sintomas incluem fadiga, sono prejudicado e dificuldades cognitivas, mas a doença é mais claramente caracterizada por dor crônica generalizada. Em um artigo publicado hoje na revista Pain, uma equipe de pesquisa de Montreal mostrou, pela primeira vez, que há alterações nas bactérias no trato gastrointestinal de pessoas com fibromialgia. Aproximadamente 20 espécies diferentes de bactérias foram encontradas em quantidades maiores ou menores nos microbiomas dos participantes que sofrem da doença do que no grupo controle saudável.


Maior presença ou ausência de certas espécies de bactérias

Usamos uma série de técnicas, incluindo Inteligência Artificial, para confirmar que as mudanças que vimos nos microbiomas de pacientes com fibromialgia não foram causadas por fatores como dieta, medicação, atividade física, idade e assim por diante, que são conhecidos por afetar o microbioma. "


Dr. Amir Minerbi, da Unidade de Controle da Dor Alan Edwards do Centro de Saúde da Universidade McGill (MUHC), e primeiro autor do artigo


A equipe também incluiu pesquisadores da McGill University e da Université de Montréal, além de outros do Instituto de Pesquisa do MUHC.


Dr. Minerbi acrescenta:


Descobrimos que a fibromialgia e os sintomas da fibromialgia - dor, fadiga e dificuldades cognitivas - contribuem mais do que qualquer um dos outros fatores para as variações que vemos nos microbiomas das pessoas com a doença. Também vimos que a gravidade dos sintomas de um paciente estava diretamente correlacionada com uma presença aumentada ou uma ausência mais pronunciada de certas bactérias - algo que nunca foi relatado antes. "

As bactérias são simplesmente os marcadores da doença?

Neste ponto, não está claro se as mudanças nas bactérias intestinais observadas em pacientes com fibromialgia são simplesmente marcadores da doença ou se elas desempenham um papel em causá-la. Como a doença envolve um conjunto de sintomas, e não simplesmente dor, o próximo passo da pesquisa será investigar se há alterações semelhantes no microbioma intestinal em outras condições que envolvem dor crônica, como dor lombar, cefaleia e dor neuropática. .


Histórias relacionadas

Cepas de K. pneumoniae resistentes a antibióticos se espalham por hospitais na Europa

Usando cannabis e opiáceos para dor aumenta problemas de saúde mental

Especialista da Rutgers discute como se manter seguro como 'bactérias carnívoras' se mudam para novas águas

Os pesquisadores também estão interessados ​​em explorar se as bactérias desempenham um papel causal no desenvolvimento da dor e da fibromialgia. E se a presença deles poderia, eventualmente, ajudar a encontrar uma cura, além de acelerar o processo de diagnóstico.


Confirmando um diagnóstico e os próximos passos para encontrar uma cura

A fibromialgia é uma doença que se mostrou difícil de diagnosticar. Os pacientes podem esperar até 4 a 5 anos para obter um diagnóstico final. Mas isso pode estar prestes a mudar.


"Nós classificamos através de grandes quantidades de dados, identificando 19 espécies que aumentaram ou diminuíram em indivíduos com fibromialgia", diz Emmanuel Gonzalez, do Centro Canadense de Genômica Computacional e do Departamento de Genética Humana da Universidade McGill. "Usando o aprendizado de máquina, nosso computador conseguiu fazer um diagnóstico de fibromialgia, baseado apenas na composição do microbioma, com uma precisão de 87%. À medida que desenvolvemos essa primeira descoberta com mais pesquisas, esperamos melhorar esta precisão, potencialmente criando uma mudança no diagnóstico. "


"As pessoas com fibromialgia sofrem não só com os sintomas de sua doença, mas também com a dificuldade da família, amigos e equipes médicas para compreender seus sintomas", diz Yoram Shir, o autor sênior do jornal que é o diretor da Alan Edwards Pain. Unidade Gestora do MUHC e Investigadora Associada do Programa BRaiN do RI-MUHC. "Como médicos da dor, estamos frustrados por nossa incapacidade de ajudar, e essa frustração é um bom combustível para a pesquisa. Esta é a primeira evidência, pelo menos em humanos, de que o microbioma poderia ter um efeito na dor difusa e nós realmente precisamos novas maneiras de olhar para a dor crônica ".


Como a pesquisa foi feita

A pesquisa foi baseada em uma coorte de 156 indivíduos na área de Montreal, 77 dos quais sofrem de fibromialgia. Os participantes do estudo foram entrevistados e deram amostras de fezes, sangue, saliva e urina, que foram então comparados com os de indivíduos saudáveis ​​de controle, alguns dos quais viviam na mesma casa que os pacientes com fibromialgia ou eram seus pais, filhos ou irmãos.



Os próximos passos dos pesquisadores serão verificar se obtêm resultados semelhantes em outra coorte, talvez em uma parte diferente do mundo, e fazer estudos em animais para descobrir se as mudanças nas bactérias desempenham um papel no desenvolvimento da doença.


Fonte:

Centro de Saúde da Universidade McGill

Referência de periódico




Autor: Kate Anderton, B.Sc. (Editor
Fonte: news-medical
Sítio Online da Publicação: news-medical
Data: 20/06/2019
Publicação Original: https://www.news-medical.net/news/20190620/Researchers-find-link-between-chronic-pain-and-alterations-in-the-gut-microbiome.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário