quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que muitos produtos populares de cigarro eletrônico (e-cigarro) estão contaminados com toxinas microbianas que são conhecidas por causar uma série de problemas de saúde.




Os autores advertem que as descobertas indicam que “algumas marcas e sabores populares de cigarros eletrônicos podem estar contaminados com toxinas microbianas”.


As toxinas identificadas foram endotoxina - uma potente molécula tóxica encontrada nas membranas das bactérias Gram-negativas - e glucana, um polissacarídeo que ajuda a formar as paredes celulares da maioria das espécies de fungos.


A fumaça do tabaco de cigarros de tabaco tradicionais também contém endotoxinas e glucanas que contaminam os produtos em algum momento durante o processo de fabricação. A exposição a essas toxinas está associada a problemas de saúde respiratória, como asma, função pulmonar reduzida e inflamação pulmonar. Além disso, estudos conduzidos ao longo de muitas décadas demonstraram comprometimento pulmonar crônico em populações expostas a contaminantes biológicos presentes no ar.


No entanto, de acordo com os autores do estudo atual, nenhum estudo jamais explorou se esses agentes microbianos comuns também poderiam estar presentes nos produtos de cigarro eletrônico.


Efeitos respiratórios agudos e crônicos

Agora, o professor de Genética Ambiental, David Christiani, e seus colegas testaram 75 produtos populares das dez principais marcas de cigarros eletrônicos, incluindo 37 cartuchos de uso único (também chamados de “cigalikes”) e 38 e-líquidos (que são usados ​​para recarregar cartuchos). ). Todos os produtos foram comprados on-line, com exceção dos produtos de uma marca, que foram comprados em uma loja de conveniência no campus da universidade.


Os produtos foram divididos em quatro sabores diferentes, que incluíam tabaco, mentol, frutas e outros. Todos os produtos foram então testados quanto à presença de endotoxina e glucana.


Conforme relatado hoje na revista Environmental Health Perspectives, os pesquisadores descobriram que 17 (23%) dos produtos continham níveis detectáveis ​​de endotoxina e que 61 (81%) continham vestígios de glucana.


Análises posteriores mostraram que, em média, os cartuchos continham 3,2 vezes mais glucana do que as amostras e-líquido recarregáveis.



Em média, os níveis de glucano foram dez vezes mais elevados nos produtos com sabor a tabaco e mentol, em comparação com as amostras com sabor a fruta, enquanto as concentrações de endotoxina foram significativamente mais elevadas nos produtos com sabor de fruta.


A endotoxina bacteriana Gram-negativa transportada pelo ar e os glucanos derivados de fungos têm demonstrado causar efeitos respiratórios agudos e crônicos em ambientes ocupacionais e ambientais. Encontrar essas toxinas em produtos de cigarro eletrônico aumenta as preocupações crescentes sobre o potencial de efeitos adversos respiratórios nos usuários ".



Contaminação pode ocorrer em qualquer fase do processo de fabricação

Os autores sugerem que as matérias-primas usadas para produzir sabores "frutados" são uma fonte potencial de contaminação microbiana.



Eles também observam que a contaminação pode ser introduzida em qualquer estágio durante a fabricação dos ingredientes do cigarro eletrônico ou na produção dos próprios produtos de cigarro eletrônico. Uma fonte potencial, por exemplo, são os pavios de algodão usados ​​nos cartuchos, uma vez que ambas as endotoxinas e os glucanos contaminam as fibras de algodão.


O uso de cigarros eletrônicos tem aumentado gradualmente nos últimos anos, particularmente entre alunos do ensino médio e do ensino médio. As estimativas sugerem que, no ano passado, mais de três milhões de estudantes do ensino médio usaram os produtos, um aumento significativo nos 220.000 alunos que estimam ter usado os produtos em 2011.


Mi-Sun Lee diz que as novas descobertas devem ser consideradas ao desenvolver políticas regulatórias para e-cigarros:


Além de inalar substâncias químicas nocivas, os usuários de e-cig também poderiam estar expostos a contaminantes biológicos, como endotoxina e glucano. "


Mi-Sun Lee, autor principal


Mais pesquisas são necessárias

Lee e seus colegas observam que existem limitações ao estudo. Por exemplo, a equipe não testou a concertação de toxinas aerossolizadas e repassadas ao usuário.


Além disso, a equipe analisou apenas toxinas em dispositivos de primeira geração e não em produtos desenvolvidos mais recentemente, como tanques, cápsulas ou canetas. Os vagens, especialmente, são conhecidos por fornecer uma maior concentração de nicotina por sopro, em comparação com dispositivos de primeira geração, mas os cientistas não sabem como isso pode afetar o grau de exposição a toxinas.


Muitos cientistas acreditam que a exposição a toxinas ambientais é significativamente menor entre pessoas que fumam do que entre aquelas que fumam cigarros tradicionais, mas isso não significa necessariamente que os produtos de e-cigarros não sejam prejudiciais à saúde.


O governo deve proibir os cigarros eletrônicos?

Atualmente, não há evidências científicas que possam sustentar conclusivamente a hipótese de que os níveis de endotoxina e glucano encontrados em produtos de cigarro eletrônico são suficientes para levantar preocupações de saúde pública.


No entanto, dado que a exposição a níveis elevados de endotoxina no ar parece prejudicar os pulmões e que as toxinas contribuem para o dano que o tabagismo tem sobre a saúde respiratória, os autores acreditam que mais estudos são necessários.




Autor: Sally Robertson, B.Sc.
Fonte: news-medical
Sítio Online da Publicação: news-medical
Data: 24/04/2019
Publicação Original: https://www.news-medical.net/news/20190424/E-cigarettes-contaminated-with-dangerous-microbial-toxins.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário