quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Adolescente britânica com infecção potencialmente fatal tratada com sucesso com terapia de fagos




Isabelle Carnell-Holdaway é uma adolescente britânica com fibrose cística. Quando tinha 15 anos, Isabelle foi submetida a um transplante de pulmão no Great Ormond Street Hospital e, enquanto se recuperava, desenvolveu uma infecção resistente à vida, com múltiplas drogas.


Percebendo que os antibióticos não estavam indo para o trabalho, os médicos decidiram tentar um tratamento experimental na forma de vírus geneticamente modificados (conhecidos como bacteriófagos) que infectam e matam as bactérias. O tratamento foi altamente bem sucedido, e os detalhes do estudo de caso foram publicados na última edição da revista Nature Medicine.


Percebendo que os antibióticos não estavam indo para o trabalho, os médicos decidiram tentar um tratamento experimental na forma de vírus geneticamente modificados (conhecidos como bacteriófagos) que infectam e matam as bactérias.Design_Cells | Shutterstock


A mãe de Isabelle, Jo Holdaway, descreveu o processo de tratamento, dizendo:


Nós estávamos no ponto em que não havia outra esperança, eles disseram que ela não ia deixar o hospital e tinha menos de 1% de chance de sobrevivência ”.


Isabelle recebeu um "coquetel" de bacteriófagos que atacavam e matavam as bactérias nocivas. Graças ao tratamento inovador, ela está de volta à medicação regular e está aprendendo a dirigir.


O tratamento, conhecido como fagoterapia, foi previamente investigado como uma potencial solução para resistência a antibióticos. No entanto, é improvável que uma implantação em grande escala aconteça em breve, pois o tratamento ainda está em fase experimental e precisará de refinamento, bem como grandes ensaios clínicos, para provar que é seguro e eficaz.


A prática de usar vírus que englobam bactérias como tratamento de infecções bacterianas graves existe há quase um século. Ele não tem sido amplamente utilizado ou experimentado em grandes estudos clínicos, pois os bacteriófagos são altamente específicos nas bactérias que eles têm como alvo e precisam ser gerados caso a caso. Isso significa que eles não podem ser usados ​​em emergências onde antibióticos de amplo espectro precisam ser administrados imediatamente antes que a causa da infecção seja conhecida.


Ao contrário de experimentos anteriores, os pesquisadores tratando Isabelle usaram fagos geneticamente modificados, o que os tornou mais eficazes do que aqueles que ocorrem naturalmente.


Esta é a primeira pessoa que foi tratada de uma infecção por micobactéria com terapia de fago que estamos conscientes. ”


Dra. Helen Fisher, Pediatra Respiratória


"Desesperado por outras opções"

Após um transplante de pulmão, Isabelle desenvolveu uma infecção dentro das feridas cicatrizadas. Essa infecção logo se espalhou para o fígado e o pulmão doado, fazendo com que ela passasse a maior parte do ano seguinte no hospital.


Ela estava incrivelmente doente. Ela tinha insuficiência hepática fulminante [aguda] ... Ela estava muito acostumada à cama, não estava comendo nada, estávamos tendo que alimentá-la por via intravenosa ... Os pais de Isabelle sabiam que estávamos tentando trabalhar nessa terapia de fagos, então quando chegou a hora de não termos outras terapias convencionais para usar e sinais contínuos de infecção - eles estavam desesperados por outras opções. ”


Dr. Spencer, autor sênior


O professor Graham Hatfull, um microbiologista da Universidade de Pittsburgh, recebeu amostras da infecção de Isabelle junto com amostras de outro paciente infectado.


O laboratório do Professor Hatfull tem uma grande coleção de bacteriófagos (mais de 15.000) que nunca foram utilizados para fins terapêuticos. O professor Hatfull explicou: "Recebemos algumas cepas de Londres e começamos a testar se os fagos da nossa coleção seriam capazes de infectar essas cepas bacterianas específicas".


Em janeiro de 2018, os pesquisadores descobriram uma única cepa de bacteriófago (que eles chamaram de "Muddy") que foi capaz de matar a bactéria que causa a infecção de Isabelle. Eles pegaram essa cepa e outros dois e os modificaram geneticamente para aumentar sua eficácia contra a infecção.


Os especialistas acreditam que o uso de mais de uma cepa poderia ajudar a impedir que as bactérias se transformassem e se tornassem resistentes ao bacteriófago, já que estão sendo desafiadas por múltiplos fagos de uma só vez.


"Uma greve segmentada"

O próximo passo, que começou em junho de 2018, envolveu a equipe que administrava infusões de Isabelle duas vezes ao dia contendo milhões de bacteriófagos geneticamente modificados. Em seis semanas, a infecção desapareceu completamente do fígado de Isabelle. A equipe usou uma combinação de fagos e antibióticos para tratar as infecções restantes em sua pele.


O professor Hatfull chamou os antibióticos de “instrumentos contundentes” e disse: “Com fagos, é o extremo oposto do espectro. Eles são muito específicos, é um ataque direcionado, você não vai afetar o resto do microbioma e eles são de baixa toxicidade porque eles não infectam células humanas. "


No entanto, "é uma faca de dois gumes", disse ele, "porque eles podem ter como alvo a cepa infectando o paciente número um, mas pacientes dois ou três, podem ter a mesma espécie de bactéria, mas a cepa pode variar de tal forma que não funciona. ”



Autor: Dr. Ananya Mandal, MD
Fonte: news-medical
Sítio Online da Publicação: news-medical
Data: 09/05/2019
Publicação Original: https://www.news-medical.net/news/20190509/British-teenager-with-life-threatening-infection-successfully-treated-with-phage-therapy.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário