sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Crianças entre 6 meses e 11 meses e 29 dias devem vacinar contra o sarampo




Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns Estados brasileiros, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas, segundo a campanha iniciada pelo Ministério da Saúde (MS) ontem, 22 de agosto.

Essa medida visa intensificar a vacinação desse público-alvo, mais suscetível a casos mais graves e óbitos. Serão enviadas mais de 1,6 milhão de doses extras da vacina aos Estados.

A dose da vacina administrada em crianças de 6 a 11 meses 29 dias é chamada de “dose zero” e é uma dose extra, não substituindo nem eliminando a necessidade das vacinas recomendadas pelo calendário nacional de vacinação.

Portanto, além dessa dose zero, as crianças deverão fazer uso da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade (1ª dose) e também da vacina tetra viral ou tríplice viral aos 15 meses (2ªdose), respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. Isto é, a vacinação rotineira deve ser mantida independentemente de a criança ter tomado a dose extra da vacina.

A vacina está contraindicada para crianças menores de 6 meses. Nesse caso, os pais devem evitar levá-las para ambientes aglomerados.

Autora: 


Roberta Esteves Vieira de Castro

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença. Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes. Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal Fluminense (Linha de Pesquisa: Saúde da Criança e do Adolescente). Doutora em Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Vitória (Americas Medical City) no Rio de Janeiro. Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) no Rio de Janeiro. Acompanhou as Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Cardiaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox. Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Membro da American Delirium Society (ADS).


Referências:
Ministério da Saúde (Brasil). Sarampo: sintomas, prevenção, causas, complicações e tratamento. 2019. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo. Acesso em: 22 de ago. 2019.
Ministério da Saúde (Brasil). Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas. 2019. Disponível em: http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45694-todas-as-criancas-de-6-meses-a-menores-de-1-ano-devem-ser-vacinadas-contra-o-sarampo. Acesso em: 22 de ago. 2019.
Strebel PM, Orenstein WAM. The New England Journal of Medicine, 2019; 381: 349-357.
The Washington Post. ‘It will take off like a wildfire’: The unique dangers of the Washington state measles outbreak. 2019. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/national/health-science/it-will-take-off-like-a-wildfire-the-unique-dangers-of-the-washington-state-measles-outbreak/2019/02/06/cfd5088a-28fa-11e9-b011-d8500644dc98_story.html?noredirect=on&utm_term=.37d5a45bbde0. Acesso em: 18 fev 2019


Autor: Pebmed
Fonte: Pebmed
Sítio Online da Publicação: Pebmed
Data: 23/08/2019
Publicação Original: https://pebmed.com.br/criancas-entre-6-meses-e-11-meses-e-29-dias-devem-vacinar-contra-o-sarampo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário