terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Radiotelescópio de Arecibo desaba após meses de deterioração



Imagem mostra o radiotelescópio danificado no Observatório de Arecibo, em Porto Rico, no dia 17 de novembro de 2020 — Foto: Imagem de satélite / Maxar Technologies via AP



O radiotelescópio gigante do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, que desempenhou um papel fundamental nas descobertas astronômicas por mais de meio século, desabou completamente nesta terça-feira (1º). Uma plataforma de mais de 900 toneladas que abrigava o telescópio caiu no prato refletor, que ficava a cerca de 120 metros abaixo dela.


A Fundação Nacional de Ciência dos EUA já havia anunciado que o Observatório de Arecibo seria fechado. Em agosto, um cabo auxiliar quebrou e, no começo de novembro, um dos cabos principais rompeu.


O telescópio capaz de ver coisas que ocorreram há 13 bilhões de anos
Como é o maior telescópio do mundo, que busca pistas sobre a origem do universo
Telescópios registram momento em que estrela é engolida por buraco negro




Foto de 11 de agosto de 2020 mostra os danos causados por um cabo rompido — Foto: Observatório de Arecibo via AP



O colapso surpreendeu muitos cientistas. “Soou como um estrondo”, disse Jonathan Friedman, que trabalhou por 26 anos como pesquisador associado sênior no observatório e ainda vive perto dele. “Eu estava gritando. Eu estava fora de controle. Não tenho palavras para expressar isso. É uma sensação muito profunda e terrível".


Friedman contou que subiu correndo uma pequena colina perto de sua casa e confirmou suas suspeitas: uma nuvem de poeira pairava no ar onde a estrutura ficava, destruindo as esperanças de alguns cientistas de que o telescópio pudesse ser consertado de alguma forma.



“É uma grande perda”, disse Carmen Pantoja, astrônoma e professora da Universidade de Porto Rico que usou o telescópio em seu doutorado. “Foi um capítulo da minha vida.”




Vista do Observatório de Arecibo, um dos telescópios mais importantes do mundo, no dia 13 de julho de 2016 — Foto: Danica Coto/Arquivo/AP


57 anos de operação


O telescópio foi construído na década de 1960 com dinheiro do Departamento de Defesa. Ele suportou furacões, umidade tropical e uma série de terremotos recentes em seus 57 anos de operação.


O telescópio era usado para rastrear asteroides, conduzir pesquisas e determinar se um planeta é potencialmente habitável. Também serviu como campo de treinamento para alunos de pós-graduação e atraiu cerca de 90 mil visitantes por ano.


“O mundo sem observatório perde, mas Porto Rico perde ainda mais", disse Abel Méndez, professor de física e astrobiologia da Universidade de Porto Rico em Arecibo, que usou o telescópio para pesquisas.



Cerca de 250 cientistas em todo o mundo estavam usando o observatório quando ele foi fechado em agosto, incluindo Méndez, que estava estudando estrelas para detectar plantas habitáveis. “Estou tentando me recuperar. Ainda estou muito afetado, disse o professor de física.





Autor: Por Associated Press
Fonte: G1
Sítio Online da Publicação: G1
Data: 01/12/20
Publicação Original: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/12/01/radiotelescopio-de-arecibo-desaba-apos-meses-de-deterioracao.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário