segunda-feira, 24 de maio de 2021

Sai 2ª edição do edital voltado para as Ciências Forenses

Por Ascom Faperj

A partir desta quinta-feira, dia 20 de maio, a FAPERJ recebe inscrições para o programa Apoio a Projetos de Inovação no Campo da Segurança Pública – Ciências Forenses – 2021. Em sua segunda edição, o edital busca estimular projetos de inovação no Campo das Ciências Forenses, que possam contribuir no Campo de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. O programa tem como foco as seguintes áreas: Química Forense, Antropologia Forense, Física Forense, Cromatografia, Espectroscopia, Papiloscopia, Datiloscopia, Ciência Forense Computacional, Balística, Medicina Legal, Direito e Ciências Sociais entre outras áreas do conhecimento que contribuam para a elucidação de crimes, em especial o de homicídios, além de promover a interação da academia com a indústria e órgãos de segurança pública, e também de auxiliar para que os resultados de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) originem inovações na área de Ciências Forenses.

De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da FAPERJ, Maurício Guedes, com a iniciativa, a Fundação busca fortalecer a capacidade de investigação criminal com a adoção de inovações baseadas em conhecimento científico. “Dessa forma, estaremos contribuindo para o enfrentamento de alguns dos principais problemas que afligem a população, a violência e a falta de segurança”, disse.








Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, combater à violência é uma das grandes metas do Rio de Janeiro. “A tecnologia tem se mostrado, cada vez mais, um forte aliado na resolução dos casos criminais. Esse edital da FAPERJ, por meio de investimentos em inovação e ciência, vai contribuir para dar maior celeridade e melhor infraestrutura ao combate a violência", comemorou o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Para se inscrever é necessário que a pessoa esteja vinculada a uma instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) e que possua grau de doutor. No caso de submissão por empresas, estas precisam atuar em áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em Segurança Pública e/ou fornecimento de insumos (bens ou serviços) para o campo das Ciências Forenses e o responsável pelo projeto possuir, no mínimo, grau de mestre.

Os projetos deverão ter duração de 24 meses e serão avaliados pela experiência e capacidade técnica do proponente e da equipe do projeto, viabilidade, adequação e clareza do orçamento aos objetivos e metas propostas, impacto para o desenvolvimento tecnológico e científico da Ciência Forense do estado do Rio de Janeiro, capacidade de inserção de novos bens e serviços no mercado, resolução de um problema, claramente definido na proposta, no campo das Ciências Forenses.

Confira a íntegra do edital abaixo:

Apoio a Projetos de Inovação no Campo da Segurança Pública – Ciências Forenses – 2021




Autor: Ascom Faperj
Fonte: Faperj
Sítio Online da Publicação: Faperj
Data: 21/05/2021
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=4227.2.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário