quinta-feira, 13 de maio de 2021

As descobertas levantam preocupações de que, em um clima mais quente, expor a terra sob o manto de gelo, à medida que ele recua, aumentará as chuvas na Antártida, e isso poderia desencadear processos que acelerariam ainda mais a perda de gelo.



Derretimento do manto de gelo da Antártica pode desencadear reação em cadeia

A camada de gelo da Antártica era ainda mais instável no passado do que se pensava e, às vezes, possivelmente chegou perto do colapso, sugerem novas pesquisas .
As descobertas levantam preocupações de que, em um clima mais quente, expor a terra sob o manto de gelo, à medida que ele recua, aumentará as chuvas na Antártida, e isso poderia desencadear processos que acelerariam ainda mais a perda de gelo.

A pesquisa é baseada em modelagem climática e comparações de dados para o Mioceno Médio (13-17 milhões de anos atrás), quando o dióxido de carbono atmosférico e as temperaturas globais atingiram níveis semelhantes aos esperados no final deste século.

O estudo foi realizado pelo Met Office, as universidades de Exeter, Bristol, Cardiff e Estocolmo, NORCE e o Bjerknes Center for Climate Research.

“Quando uma camada de gelo derrete, o solo recém-exposto abaixo é menos refletivo e as temperaturas locais tornam-se mais quentes”, disse a autora principal, Dra. Catherine Bradshaw, do Met Office e do Global Systems Institute da Universidade de Exeter.

“Isso pode mudar drasticamente os padrões climáticos.

“Com uma grande camada de gelo no continente como a que temos hoje, os ventos antárticos geralmente sopram do continente para o mar.

“No entanto, se o continente aquecer, isso pode ser revertido, com os ventos soprando do mar mais frio para a terra mais quente – assim como vemos com as monções ao redor do mundo.

“Isso traria chuvas extras para o continente Antártico, fazendo com que mais água doce corresse para o mar.

“A água doce é menos densa que a salgada e, portanto, pode ficar na superfície do mar, em vez de afundar e circular como a água salgada.

“Isso efetivamente quebra a conexão entre o oceano profundo e a superfície do oceano, fazendo com que a água mais quente se acumule nas profundezas.”

O estudo sugere que os processos desencadeados pelo aumento das chuvas reduziriam a capacidade do sistema climático de manter uma grande camada de gelo da Antártica.

“Essencialmente, se mais terra for exposta na Antártica, será mais difícil para uma grande camada de gelo se reformar, e sem posições orbitais favoráveis no Mioceno Médio desempenhando um papel, talvez a camada de gelo tenha entrado em colapso naquela época”, disse o Dr. Bradshaw .

Durante o quente período do Mioceno Médio, foram registradas oscilações invulgarmente grandes para frente e para trás nas temperaturas do mar profundo.

O estudo mostra que as flutuações na área coberta pelo manto de gelo foram um fator importante para fazer com que as temperaturas do mar profundo mudassem de forma tão dramática. As flutuações no volume do gelo foram consideradas de muito menos importância.

Variações no posicionamento da Terra em relação ao Sol fizeram com que a camada de gelo avançasse e recuasse, e isso alterou os padrões climáticos – desencadeando processos que podem acelerar a perda ou ganho de gelo.

A chuva que cai na camada de gelo pode causar fratura, derretimento da superfície e água doce extra escorrendo do continente, o que, por sua vez, pode causar o aumento da temperatura do mar profundo – potencialmente influenciando o gelo da Antártica por baixo.

As descobertas do novo estudo sugerem que o manto de gelo da Antártica recuou significativamente durante o Mioceno Médio, depois se estabilizou quando o período quente terminou.

A coautora Professora Associada Agatha De Boer, da Universidade de Estocolmo, disse: “Quando o clima do Mioceno Médio esfriou, a ligação que encontramos entre a área da camada de gelo e as temperaturas do mar profundo por meio do ciclo hidrológico chegou a um fim.

“Uma vez que a Antártica estava totalmente coberta pelo manto de gelo, os ventos sempre iriam da terra para o mar e, como resultado, as chuvas teriam se reduzido a níveis baixos caindo como neve sobre o continente que vemos hoje.”

A Dra. Petra Langebroek, pesquisadora sênior do NORCE e do Bjerknes Center for Climate Research, outra co-autora, acrescentou: “Essas descobertas implicam que uma mudança na sensibilidade do oceano às mudanças nas camadas de gelo ocorre quando o recuo da camada de gelo expõe terras anteriormente cobertas de gelo.”

A professora Carrie Lear, da Universidade de Cardiff, a primeira a conceber o projeto, concluiu: “Este estudo sugere que durante um período quente há cerca de 15 milhões de anos, a camada de gelo do Mioceno Antártico foi capaz de grande avanço e recuo em todo o continente.

“Isso é preocupante, mas mais pesquisas são necessárias para determinar exatamente o que isso significa para o futuro a longo prazo da capa de gelo da Antártica moderna.”

O Dr. Bradshaw enfatizou que as condições agora não são idênticas às do Mioceno Médio, e o modelo usado no estudo não inclui o impacto dos feedbacks do ciclo do carbono ou da própria camada de gelo.

O estudo foi financiado pelo Natural Environment Research Council e o Swedish Research Council.

O artigo, publicado na revista Nature Geoscience, é intitulado “Hydrological impact of Middle Miocene Antarctic ice-free areas coupled to deep ocean temperatures”


Referência:

Bradshaw, C.D., Langebroek, P.M., Lear, C.H. et al. Hydrological impact of Middle Miocene Antarctic ice-free areas coupled to deep ocean temperatures. Nat. Geosci. (2021). https://doi.org/10.1038/s41561-021-00745-w


Henrique Cortez, tradutor e editor, a partir de original da University of Exeter

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/05/2021





Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 14/05/2021
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/05/13/derretimento-do-manto-de-gelo-da-antartica-pode-desencadear-reacao-em-cadeia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário