quarta-feira, 28 de julho de 2021

Kit covid eficaz, rápido e de baixo custo


Equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu um kit de biologia molecular capaz de detectar o RNA do vírus SARS-CoV-2 em amostras de saliva e swabs nasofaríngeos de pacientes com suspeita de Covid-19. O diagnóstico fica pronto em menos de uma hora e tem um custo de apenas R$ 30. Ao contrário do PCR tradicional, não necessita de equipamentos complexos e nem caros. Com apenas um banho-maria a 600 C, pipetas e tubinhos, o teste tem demonstrado precisão se comparado ao tradicional PCR. O teste já foi realizado em amostras de 30 pacientes positivos e outros 30 negativos para Covid-19 e o resultado foi de 100% de acerto, comparado ao resultado obtido pelo PCR.

O teste, chamado de LAMP-COVID-19, amplifica o genoma viral em menos de 30 minutos e consegue detectar até 10 cópias do vírus em uma mesma amostra e é uma boa alternativa para ser realizado em lugares com pouca infraestrutura. O resultado é analisado de forma colorimétrica, sendo a cor vermelha para o resultado negativo e amarela para o positivo.


O resultado é apresentado de forma colorimétrica, sendo a cor vermelha para o negativo e amarelo para o positivo


A realização de testes, a partir da coleta da saliva para diagnostico da Covid, é uma ferramenta importante para ser aplicada em crianças, sobretudo em crianças internadas, e adultos acamados, que precisam ser testadas de forma repetida sem causar o incômodo da coleta nasofaringea.

Liderados pelas pesquisadoras Mônica Lomeli e Fabiana Ávila Carneiro, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. "Queremos muito tornar possível a comercialização dos testes, por isso estamos em busca de parceiros que nos ajudem a produzir em larga escala e distribuir nossa produção.”, disse Mônica Lomeli. A equipe da pesquisadora.conta com cinco alunos que criaram a startup Osiris Life Sciences. No momento, a Osiris participa do iGEM, uma competição de biologia sintética criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e hoje organizada pela iGEM Foundation, dos Estados Unidos, na busca de inovação na área da saúde. A equipe Osiris concorre com 343 outras equipes de diversos países.

Para participar da competição, a Osiris desenvolveu o projeto Ammit, uma proteína para ser utilizada como reagente em kits de diagnóstico sorológico para diferenciar dengue, zika e chikungunya. A Ammit faz parte do projeto principal que a startup desenvolve, o DiagSyn – dispositivo eletroquímico multidiagnóstico capaz de detectar infecções virais em qualquer estágio da doença e oferecer resultados sorológico e molecular, ao mesmo tempo, para as três doenças. O dispositivo elaborado pela Osiris é um biossensor que faz leitura em uma fitinha, como nos testes de glicose, e o produto já foi selecionado, dentre startups do mundo inteiro, em um programa de aceleração da Universidade Técnica de Munich, na Alemanha.


A Osiris Rio UFRJ é uma equipe multidisciplinar com alunos de de graduação nas áreas de Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Nanotecnologia (Foto: Divulgação)


A equipe Osiris recebeu, inicialmente, apoio da FAPERJ para participar de competições de caráter educacional – por meio do edital Apoio a Equipes Discentes em Projetos de Base Tecnológica para Competições de Caráter Educacional, e tem sido apoiada também por emendas parlamentares.

A Osiris Rio UFRJ é uma equipe multidisciplinar com alunos de cursos de graduação nas áreas de Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Nanotecnologia. A equipe é coordenada pelas professoras Mônica Montero Lomeli, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, e Fabiana Ávila Carneiro, do Campus de Duque de Caxias Geraldo Cidade, e conta com a colaboração da Plataforma Avançada de Biomoléculas, coordenada pelos pesquisadores Marcius da Silva Almeida e Katia Cabral. Além disso, possui parcerias com os professores Emerson Schwingel e Fernando Cincotto, ambos do Instituto de Química. Os testes LAMP foram realizados com auxílio de obtenção das amostras pelo Laboratório de Virologia Molecular, coordenado pelo professor Amilcar Tanuri, e o Centro de Triagem e Diagnóstico, coordenado pela professora Terezinha Marta Castiñeiras.

Alunos: Isis Botelho Nunes da Silva, Maria Eduarda Pereira Barros, Ramon Cid Gismonti Baptista, Vivian dos Santos Gomes, Lucas Santiago Menezes.






Autor: Claudia Jurberg
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 15/07/2021
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=4262.2.6

Um comentário:

  1. Finalmente, existe una cura para el herpes 1 y 2 y la medicina herbal del Dr. Osato es la cura para el herpes 1 y 2. Vi una publicación en un foro de salud de la señorita cherlyn solie sobre cómo se curó del herpes con el uso de las hierbas del Dr. Osato y también escribió que el Dr. Osato cura todo tipo de enfermedades y virus mortales, incluidos el herpes, el VIH, la ELA, el VPH, el VHS1 y 2. , MND, epilepsia, leucemia, asma, cáncer, diabetes. Al principio, dudé de que fuera real, pero decidí intentarlo porque estaba desesperado por curarme del herpes y me comuniqué con este doctor a base de hierbas en el correo electrónico que proporcionó en el comentario y le expliqué mi problema y él me dijo que sí. iba a prepararme un medicamento a base de hierbas, lo cual hizo y me lo envió a través del servicio de UPS, cuando recibí este medicamento a base de hierbas, me dio instrucciones sobre cómo usarlo, después de tomar el medicamento según las instrucciones, fui a hacerme un chequeo y el resultado fue Negativo y fui a otras dos clínicas para volver a hacerme la prueba y el resultado aún fue Negativo y todos los síntomas del herpes desaparecieron de mi cuerpo y mi médico confirmó conmigo que estoy libre de herpes, ahora estoy libre de Herpes. Puede ponerse en contacto con el Dr. Osato en su correo electrónico: OSATOHERBALCURE@GMAIL.COM o puede llamarlo y enviarle un Whatsapp al +2347051705853. Su sitio web es https://osatoherbalcure.wordpress.com. Todo gracias al Dr. Osato por lo que acaba de hacer por mí y continuaré compartiendo este gran testimonio en todas las plataformas para que podamos unirnos para erradicar estas enfermedades y virus de este mundo.

    ResponderExcluir