terça-feira, 13 de julho de 2021

De que forma fazer a revisão do motor de um carro usado

Você pode ficar apaixonado por um determinado veículo, sendo ele um Fiat Strada usado ou qualquer outro carro. Porém é importante que você considere que nenhuma pessoa vende um carro porque roda muito bem ou porque é econômico demais na sua manutenção. No entanto, o fato de ser usado não quer dizer que seja mau, porque carros bem antigos podem funcionar muito bem se tiverem a atenção dos seus donos!

Se você estiver pensando em comprar um Fiat Strada usado ou qualquer outro modelo de veículo que não seja um 0 km, analise muito bem a sua futura compra antes de fazer esse investimento importante, para não ficar se lamentando depois, com o carro já na garagem.

Uma das primeiras coisas que você deve verificar quando analisa a possibilidade da compra de um veículo é o motor. Se é um Strada usado, ou um Gol ou um Kwid, não importa: a análise do motor é exatamente igual de importante.



Para começar, é bom você procurar manchas ou poças por baixo do carro. Antes mesmo de olhar o interior do veículo, fique de joelhos olhando a partir de baixo do caro à procura de alguma poça ou manchas no chão que denunciem que há algo pingando desde o motor. Se você perceber que isso existe realmente, tente descobrir se é algo recente ou rastros antigos. Você deverá avaliar se essa mancha no chão é recente e corresponde ao veículo mesmo, ou se o veículo está estacionado em cima dessa mancha por acaso.

Mas há mais coisas para considerar…
Revisando o motor de um veículo usado

Antes de mais nada considere que qualquer filtração ou gotejamento pode denunciar um problema mais sério. Mesmo que o vendedor ou o proprietário do carro afirme que não é nada grave, isso não é bem assim. Continue analisando!


É importante identificar o tipo de fluido que está fazendo a poça. Pode ser o líquido dos freios, da transmissão, da direção hidráulica ou do limpa para-brisas. Se a cor for preta, geralmente é óleo. Se a cor for bem clarinha, considere a possibilidade de ser agua de chuva, ou do ar condicionado que esteve funcionando recentemente.


Analise o chassi. Geralmente os vendedores fazem uma boa limpeza do veículo, limpando inclusive o motor, mas costumam esquecer do chassi. Observe embaixo do carro e veja se está limpo. Provavelmente você verá graxa, terra, lama. Só deverá se preocupar se observar algum líquido pingando.


Abra o capô e tente sentir o cheiro. Isso deve ser feito antes de ligar o motor. Um motor novo tem cheiro de borracha y de plástico com um leve toque de gasolina. Resumindo, o cheiro de um motor novo é quase igual ao cheiro de pneus novos.

Em um carro usado, na maioria das opções o cheiro será de óleo. Você não deve se preocupar pois isso é absolutamente normal, como sentir também um leve cheiro de combustível. No entanto, se você sentir um cheiro muito forte de gasolina, isso pode ser por causa de alguma vazamento no sistema de distribuição. Aí você deverá se preocupar.


Verifique o nível dos fluidos. Cheque o óleo, o líquido d limpa para-brisas e verifique que estejam no nível correto. Um carro com transmissão automática terá mais um medidor. Já um carro com direção hidráulica terá uma bomba em algum lugar, com uma tampa que possui um pequeno medidor. Deve ter algo de fluido.


Um carro Strada da Fiat ou qualquer outro veículo possui uma bateria e você deverá verificar se está limpa e se funciona corretamente. É absolutamente normal que um veículo que faz tempo está sem andar tenha esgotada a bateria. Isso não deve ser uma preocupação. O que a bateria não deve ter é qualquer rachadura ou vazamento.


Teste o carro para verificar se o carro anda. Depois de ter feito a verificação anterior, é hora de chegar o motor andando. Portanto, ligue o motor e veja se funciona, sabendo que podem acontecer três coisas:




O motor liga e anda imediatamente.


O motor demora um pouco para andar.


O motor não acende.




in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/07/2021




Autor: EcoDebate
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 13/07/2021
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/07/13/de-que-forma-fazer-a-revisao-do-motor-de-um-carro-usado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário