quinta-feira, 8 de julho de 2021

A mudança climática aumentará a mortalidade relacionada ao calor


Foto: Filippo Andolfatto / Unsplash / ISGlobal
A mudança climática aumentará a mortalidade relacionada ao calor
Se o aquecimento global não for contido, o aumento das mortes relacionadas ao calor superará o declínio da mortalidade relacionada ao frio, especialmente na Bacia do Mediterrâneo

Vários estudos sugeriram que o aquecimento global levará a uma diminuição na mortalidade atribuível ao frio e um aumento nas mortes causadas pelo calor. Agora, um novo estudo do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), um centro apoiado pela Fundação “la Caixa”, concluiu que, se fortes medidas de mitigação não forem implementadas imediatamente, a mortalidade geral relacionada à temperatura na Europa aumentará em nas próximas décadas. De acordo com o novo estudo, publicado no The Lancet Planetary Health , o declínio nas mortes atribuíveis ao frio não compensará o aumento rápido esperado na mortalidade relacionada ao calor .

Depois de analisar os dados de mortalidade e temperatura registrados em 16 países europeus entre 1998 e 2012 , os pesquisadores concluíram que mais de 7% de todas as mortes registradas durante este período foram atribuídas à temperatura. As temperaturas frias tiveram um impacto maior na mortalidade do que as temperaturas quentes por um fator de 10 .

No entanto, as projeções baseadas em modelagem epidemiológica indicaram que, se medidas de mitigação eficazes não forem introduzidas imediatamente, essa tendência pode ser revertida em meados do século , levando a um aumento acentuado na mortalidade atribuível ao calor .

Usando os dados de 1998-2012 como linha de base, a equipe combinou quatro modelos climáticos para fazer projeções até o final deste século sob três diferentes cenários de emissão de gases de efeito estufa .

“Todos os modelos mostram um aumento progressivo das temperaturas e, consequentemente, uma diminuição da mortalidade atribuível ao frio e um aumento das mortes atribuíveis ao calor ”, explicou a pesquisadora do ISGlobal , Érica Martínez , autora principal do estudo. “A diferença entre os cenários está na taxa de aumento das mortes relacionadas ao calor. Os dados sugerem que o número total de mortes atribuíveis à temperatura se estabilizará e até diminuirá nos próximos anos, mas que isso será seguido por um aumento muito acentuado , que pode ocorrer em algum momento entre meados e o final do século, dependendo do emissão de gases de efeito estufa.”

O pesquisador Marcos Quijal , co-autor do estudo, comenta: “Nas últimas décadas, o aquecimento tem ocorrido em um ritmo mais rápido na Europa do que em qualquer outro continente. A incidência deste fenômeno é desigual, sendo os países mediterrânicos mais vulneráveis ??do que os restantes . Nossos modelos também projetam um aumento desproporcional na mortalidade atribuível ao calor nos países mediterrâneos, devido a um aumento significativo nas temperaturas do verão e esta maior vulnerabilidade ao calor. ”

As projeções indicam um aumento muito grande de mortes devido ao calor extremo . Na verdade, sob o cenário de maior emissão e assumindo nenhuma adaptação, as mortes atribuíveis ao calor extremo ultrapassariam a mortalidade atribuível ao frio .

“Nossos achados ressaltam a urgência da adoção de medidas globais de mitigação , uma vez que não serão eficazes se forem adotadas apenas em países ou regiões específicas”, comentou a pesquisadora do ISGlobal Joan Ballester , última autora do estudo. “Além disso, um fator decisivo não incluído em nossos modelos é a nossa capacidade de adaptação a novos cenários, o que já está ajudando a reduzir nossa vulnerabilidade às temperaturas.”

O estudo foi realizado no âmbito do EARLY-ADAPT , um projeto financiado pelo European Research Council (ERC) que analisa os fatores ambientais, socioeconômicos e demográficos envolvidos na adaptação às alterações climáticas. O EARLY-ADAPT visa aprimorar suas projeções analisando os fatores sociais e as desigualdades na adaptação às mudanças climáticas e incorporando esses fatores em seus modelos climáticos e epidemiológicos.

Este é o primeiro estudo neste campo de pesquisa que se baseia em dados e modelos epidemiológicos populacionais, em vez de se restringir a populações urbanas. Os países analisados foram Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Polônia, Portugal, Eslovênia, Espanha, Suíça e Reino Unido.

Referência:

Martínez-Solanas E, Quijal-Zamorano M, Achebak H, Petrova D, Robine JM, Herrmann FR, Rodó X, Ballester J. Projections of temperature attributable mortality in Europe: a timeseries analysis in 147 contiguous regions. The Lancet Planetary Health. 2021; 5: e446-54. https://doi.org/10.1016/S2542-5196(21)00150-9

Henrique Cortez, tradução e edição, a partir de original do Barcelona Institute for Global Health, ISGlobal

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/07/2021




Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 07/07/2021
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/07/07/a-mudanca-climatica-aumentara-a-mortalidade-relacionada-ao-calor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário