quarta-feira, 28 de julho de 2021

Litotipos do período do Ciclo da Borracha ganham destaque em e-book publicado pela USP




O e-book intitulado “Patrimônio em Pedra”, publicado recentemente pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), apresenta descrições de diversos patrimônios brasileiros que tem como objetivo divulgar a geodiversidade brasileira. O livro destaca, no capítulo 4, pesquisa realizada por um grupo de pesquisadores do Curso de Geologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que apresenta os principais litotipos utilizados na construção de importantes momentos históricos de Manaus. Acesse o e-book: https://bit.ly/3iT7Bz1

O capitulo 4, cujo título é “O Patrimônio Pétreo Cretáceo do Centro Histórico de Manaus (AM), teve a colaboração dos professores Raimundo Humberto Cavalcante Lima e Roberto César de Mendonça Barbosa e do discente Linconl Levi Cabral da Silva.

O professor Humberto Lima disse que “a intenção foi oportunizar a vivência e o reconhecimento da paisagem no cotidiano do manauara por meio de um olhar sobre a cidade, sua percepção do patrimônio cultural arquitetônico e seus constituintes pétreos no Centro Histórico de Manaus. Esse olhar foi realizado a partir da perspectiva científica, histórica e da educação patrimonial em alguns bens culturais como o Teatro Amazonas, Palácio da Justiça, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Reservatório Mocó.”

De acordo com o docente, a pesquisa teve origem a partir de dados realizados nos anos de 2019 e 2020, resultados de pesquisas de Iniciação Científica (IC) e de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que tiveram orientações dos professores do Degeo, permitindo assim a utilização para a base da investigação. Neste ano, segundo o professor, a equipe recebeu convite da organização do e-book para participação da publicação. “A partir daí, a equipe iniciou as visitações no Centro Histórico de Manaus, com intuito de observar as edificações que estivessem relacionadas ao turístico local e, em seguida foi elaborado um texto dessas visitações.

O docente disse que, "isso possibilitou conhecer a história da cidade de Manaus e a própria cultura arquitetônica demonstrada nas ricas edificações, principalmente as relacionadas ao Período do Ciclo da Borracha”. O professor relata que o Capítulo 4 descreve os litotipos utilizados naquele período, o qual cita o calcário que foi utilizado nos ambientes externos e internos das edificações, assim como o arenito que tinha como área de exploração, a BR-174 (Estrada que liga Manaus/AM a Boa Vista/RR).

Importância

“A importância de divulgar a pesquisa produzida pelo Departamento de Geologia da Universidade em um periódico da USP nos permite que esta seja popularizada, difundindo o conhecimento científico para o público especializado, como também ao leigo, o não especializado. Dessa forma, a publicação proporciona o debate científico, assim como instiga novos talentos a desenvolver outros trabalhos na temática de patrimônio geológico e geodiversidade”, completou o pesquisador.

Processo investigativo

Segundo o professor Humberto Lima, a investigação esteve vinculada aos métodos de raciocínio geocientífico, em que foi utilizado o método de observação. “A gente realizou a visitação dos prédios, olhava-os. Questionávamos: qual era a constituição pétrea desse momento? Utilizamos a técnica de microscopia petrográfica que caracterizava as amostras de litótipos semelhantes as estudadas. Como é um patrimônio que não se pode fazer amostragem da pedra, a gente buscava alternativas como a utilização de materiais semelhantes para que fizesse análise microscópica.”, finalizou o pesquisador Humberto Lima.




Autor: Sebastião de Oliveira
Fonte: Equipe Ascom
Sítio Online da Publicação: ufam
Data: 27/07/2021
Publicação Original: https://www.ufam.edu.br/ultimas-noticias/2733-litotipos-do-periodo-do-ciclo-da-borracha-ganham-destaque-em-e-book-publicado-pela-usp.html

Um comentário:

  1. Finalmente, existe una cura para el herpes 1 y 2 y la medicina herbal del Dr. Osato es la cura para el herpes 1 y 2. Vi una publicación en un foro de salud de la señorita cherlyn solie sobre cómo se curó del herpes con el uso de las hierbas del Dr. Osato y también escribió que el Dr. Osato cura todo tipo de enfermedades y virus mortales, incluidos el herpes, el VIH, la ELA, el VPH, el VHS1 y 2. , MND, epilepsia, leucemia, asma, cáncer, diabetes. Al principio, dudé de que fuera real, pero decidí intentarlo porque estaba desesperado por curarme del herpes y me comuniqué con este doctor a base de hierbas en el correo electrónico que proporcionó en el comentario y le expliqué mi problema y él me dijo que sí. iba a prepararme un medicamento a base de hierbas, lo cual hizo y me lo envió a través del servicio de UPS, cuando recibí este medicamento a base de hierbas, me dio instrucciones sobre cómo usarlo, después de tomar el medicamento según las instrucciones, fui a hacerme un chequeo y el resultado fue Negativo y fui a otras dos clínicas para volver a hacerme la prueba y el resultado aún fue Negativo y todos los síntomas del herpes desaparecieron de mi cuerpo y mi médico confirmó conmigo que estoy libre de herpes, ahora estoy libre de Herpes. Puede ponerse en contacto con el Dr. Osato en su correo electrónico: OSATOHERBALCURE@GMAIL.COM o puede llamarlo y enviarle un Whatsapp al +2347051705853. Su sitio web es https://osatoherbalcure.wordpress.com. Todo gracias al Dr. Osato por lo que acaba de hacer por mí y continuaré compartiendo este gran testimonio en todas las plataformas para que podamos unirnos para erradicar estas enfermedades y virus de este mundo.

    ResponderExcluir