terça-feira, 13 de julho de 2021

Comunidades pobres sofrem mais com o calor extremo

O excesso de calor urbano é comum nas cidades, mas nem todas as comunidades carregam as consequências igualmente, de acordo com uma nova pesquisa da UC San Diego

Bairros de baixa renda e comunidades com maior população negra, hispânica e asiática experimentam significativamente mais calor urbano do que bairros mais ricos e predominantemente brancos em uma vasta maioria de condados dos EUA populosos, de acordo com uma nova pesquisa da Escola de Política e Estratégia Global da Universidade da Califórnia em San Diego .

A análise das medições de temperatura da superfície terrestre por sensoriamento remoto de 1.056 condados dos EUA, que têm dez ou mais distritos censitários, foi publicada recentemente na revista Earth’s Future . Ele revela que para 71% desses condados, as temperaturas da superfície da terra em comunidades com maiores taxas de pobreza podem ser até 4 graus Celsius, ou 7 graus Fahrenheit mais quentes, em comparação com os bairros mais ricos durante os meses de verão. O mesmo é verdadeiro para comunidades minoritárias em todo o país em comparação com seus vizinhos brancos não hispânicos – mesmo quando controlam a renda.

“As características físicas que impulsionam os picos de calor na superfície nesses ambientes urbanos são bastante consistentes em todo o país, mesmo para cidades com geografias e histórias muito diferentes”, disse a primeira autora Susanne Benz, que era pós-doutoranda apoiada pela Escola de Política e Estratégia Global Big Pixel Initiative durante a realização do estudo. “Sistematicamente, as exposições desproporcionais da superfície ao calor enfrentadas por comunidades de baixa renda com maiores populações minoritárias são devido a bairros mais construídos, menos vegetação e – em menor grau – maior densidade populacional.”

Benz é coautora do artigo com sua supervisora de pós-doutorado Jennifer Burney , cadeira dotada do chanceler Marshall Saunders em Política e Pesquisa Climática Global na Escola de Política e Estratégia Global.

“Particularmente no verão, o aquecimento das cidades devido a alterações no balanço de energia da superfície prejudica a saúde humana e a produtividade”, disse Burney. “A distribuição do excesso de calor urbano varia dentro das cidades e, como resultado, as comunidades não compartilham a carga de calor extremo de uma cidade igualmente.”

O calor extremo tem sido associado a uma série de consequências para os humanos, desde nascimentos prematuros até pontuações mais baixas em testes , diminuição da produtividade e aumento do risco de insolação entre crianças e idosos .

Benz e Burney foram capazes de analisar as mudanças de temperatura da superfície causadas pela urbanização em uma escala de bairro por bairro usando dados de satélite. Aproveitando uma análise de imagem baseada em pixels para visualizar e examinar as temperaturas continuamente em uma grande área, eles poderiam avaliar as diferenças de aquecimento dentro das cidades. Eles compararam essas estatísticas com as informações demográficas do distrito do censo para quantificar as desigualdades ambientais em climas urbanos.

Os pesquisadores disponibilizaram os dados publicamente por meio da criação de um aplicativo , com tecnologia Google Earth Engine, que os membros da comunidade podem usar para ver como as temperaturas em sua vizinhança se comparam às áreas vizinhas.
40 por cento da população mundial experimenta o calor urbano

Em um estudo separado, mas relacionado, publicado recentemente na Environmental Research Letters , Benz, Burney e o coautor Steven Davis da UC Irvine, utilizaram a mesma metodologia para fornecer uma análise global das anomalias de calor que ocorrem em todas as cidades, comparando as temperaturas em áreas urbanas para áreas rurais próximas e semelhantes.

A equipe também disponibilizou esses dados publicamente por meio de um aplicativo Google Earth Engine , que fornece aos usuários em bairros urbanos uma análise visual das anomalias de temperatura em sua área e regiões vizinhas.

Os dados são fornecidos para 200 M pixels observados por satélite e incluem medições de aquecimento urbano para mais de 13.000 dos maiores aglomerados de cidades do mundo.

O estudo revela que 75% das populações urbanas nessas cidades (cerca de 1,8 bilhão de pessoas) experimentam o calor urbano durante o dia e à noite no verão. Em média, uma pessoa que vive em um ambiente urbano é exposta a temperaturas que são 3 graus Celsius ou 6 graus Fahrenheit mais altas do que as temperaturas em seus arredores rurais durante os dias de verão.

Os resultados têm implicações importantes, já que mais da metade da população mundial agora vive em áreas urbanas. Com o aquecimento cada vez maior e as tendências de migração rural-urbana devem continuar até o final do século, o número de pessoas que vivem no calor urbano extremo deve crescer 20 por cento, afetando mais de 2 bilhões de pessoas até o final do século.
Os espaços verdes urbanos são escassos, mas são necessários para compensar o aumento das temperaturas nas cidades

O documento Environmental Research Letters também explora o potencial de políticas para mitigar os danos das anomalias de calor experimentadas em áreas urbanas.

A equipe procurou padrões globais que explicassem por que certas cidades tinham uma carga de calor urbana menor do que outras, ou mesmo mantinham temperaturas mais baixas do que seus arredores rurais. Eles descobriram que a vegetação e o número de áreas construídas são os dois maiores fatores que geram ou compensam o calor nas áreas urbanas. Os exemplos incluem cidades desérticas como Palm Springs, que experimentam resfriamento urbano devido a mais vegetação e superfícies de ruas de cores claras, telhados e outros materiais de construção.

Atualmente, 82% de todas as áreas urbanas têm menos superfícies e / ou cores claras do que cidades comparáveis.



“Com mais árvores e vegetação plantada e mudando os materiais de construção para cores claras que atraem menos sol, os danos causados pelo aquecimento urbano nessas áreas poderiam ser compensados”, observam os autores.

A equipe de pesquisa descobriu que mais vegetação plantada poderia reduzir as temperaturas do verão em média 0,6 grau Celsius ou 1 grau Fahrenheit para 59 por cento da população urbana. Se as cores do edifício e do telhado forem ajustadas, além de mais vegetação adicionada, as temperaturas podem cair em até 2,6 graus Celsius e 4,6 graus Fahrenheit, reduzindo o calor para 83 por cento dos residentes urbanos, o que equivale a 27 por cento da população mundial.

Os autores concluem que, à medida que a urbanização continua a aumentar, os planejadores urbanos precisam ter acesso equitativo aos serviços ecossistêmicos fornecidos, como espaços verdes urbanos.

Benz e Burney sugerem que a principal conclusão desses dois estudos é que uma abordagem diferente é necessária para o planejamento urbano e a formulação de políticas.

“O planejamento urbano inteligente não pode continuar a ser tratado como um item de luxo, senão as populações mais vulneráveis serão deixadas para trás e o sofrimento causado pelo calor piorará para bilhões em todo o mundo”, escreveram Benz e Burney. “O acesso a temperaturas urbanas habitáveis para todos os bairros deve se tornar algo que consideramos essencial para a vibração e funcionalidade em nossas cidades.”

Referências:

Widespread Race and Class Disparities in Surface Urban Heat Extremes Across the United States
Susanne Amelie Benz, Jennifer Anne Burney
Earth’s Future, Volume9, Issue7, July 2021, e2021EF002016
https://doi.org/10.1029/2021EF002016

Drivers and projections of global surface temperature anomalies at the local scale
Susanne A Benz, Steven J Davis and Jennifer A Burney
Published 17 June 2021 •
Environmental Research Letters, Volume 16, Number 6
https://doi.org/10.1088/1748-9326/ac0661

Henrique Cortez, tradução e edição, a partir de original da University of California, San Diego

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/07/2021






Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 13/07/2021
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/07/13/comunidades-pobres-sofrem-mais-com-o-calor-extremo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário