quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Sífilis congênita: panorama clínico [podcast]

Neste episódio, a Dra. Renata Carneiro, especialista em pediatria e conteudista do Whitebook, vai falar sobre a sífilis congênita. Entenda mais sobre definição, importância, quadro clínico, investigação diagnóstica, tratamento e muito mais.

A sífilis é a infecção provocada pela bactéria Treponema pallidum, resultante, principalmente, da transmissão transplacentária da gestante infectada para o feto, independente da sua idade gestacional.

A transmissão também pode ocorrer por meio do contato direto do neonato em lesões infectadas no canal de parto. A chance de infecção é maior na sífilis quando a mãe a adquiriu no último ano, pois há um número maior de bactérias circulantes no sangue.



Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Como se dá a anamnese?

São fundamentais para orientar a suspeita de infecção congênita ou perinatal:
A história materna de sífilis gestacional, seu tratamento e seguimento;
As manifestações clínicas da criança (podem ser ausentes ou inespecíficas);
VDRL do neonato/criança comparado ao materno (VDRL neonatal de sangue periférico > materno em, pelo menos, duas diluições, indica infecção congênita. Ex.: neonatal 1:64 e materno 1:16). Entretanto, a ausência deste achado não exclui a presença de sífilis congênita.

Saiba mais sobre o tratamento recomendado no conteúdo completo do podcast.

Abraços,

Autor: Bruna Lupp
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 11/10/2021
Publicação Original: https://pebmed.com.br/sifilis-congenita-panorama-clinico-podcast/

Nenhum comentário:

Postar um comentário