quarta-feira, 11 de maio de 2022

Anvisa aprova novo teste de Covid-19 que utiliza biotecnologia inovadora

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a utilização de um novo reagente para teste Real-Time PCR, que permite a obtenção do material genético do novo coronavírus por um processo exclusivo, eliminando etapas anteriores de extração e possibilitando que seja realizado direto da amostra.

Trata-se do Kit artus ® SARS-CoV-2 Prep & Amp, método que utiliza uma tecnologia de preparação de amostras à base de líquido, o que simplifica e aumenta o rendimento dos testes de Covid-19.

O kit foi registrado para uso em mercados que aceitam a rotulagem CE-IVD. Além disso, a QIAGEN, multinacional alemã, fez um pedido às autoridades de saúde dos Estados Unidos para uma autorização de uso de emergência do produto.

Diferenciais do produto

Segundo o seu fabricante, o novo kit diagnóstico identifica a presença ou ausência de Covid-19 em amostras de swab nasofaríngeo e saliva através da detecção do material genético viral, gerando economia de tempo, materiais e custos.

“Esse novo kit diagnóstico pode permitir uma maior economia de tempo, materiais e custos, aumentando a capacidade de processamento de exames. Ao diminuir o TAT (turn around time) do exame, os resultados podem ser disponibilizados ao médico assistente em menos de uma hora, permitindo uma rápida tomada de conduta médica, gerando assim um impacto direto em questões como o isolamento social, investigação de contactantes, retorno ao trabalho, necessidade de novos exames complementares e tratamentos”, afirmou o médico patologista clínico Pedro Serrão Morales, colunista da PEBMED, em entrevista ao Portal de Notícias da PEBMED.

Testagem sindrômica

Outra tecnologia que veio para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde é a testagem sindrômica, que identifica até 22 patógenos respiratórios de interesse clínico, utilizando a tecnologia QI Astat-Dx.

Como diversas doenças respiratórias apresentam um conjunto de sinais e sintomas semelhantes (inclusive coinfecções), caracterizadas genericamente por uma “síndrome gripal”, é difícil distingui-las clinicamente, prejudicando, assim, um diagnóstico e um tratamento específico. Esse novo teste pode ajudar muito os médicos neste sentido.

Outro benefício da tecnologia é o diagnóstico de algumas infecções que, geralmente, não são detectadas devido à falta de testes de rotina disponíveis nos hospitais.

“Dessa forma, esse tipo de testagem pode auxiliar na identificação precisa do agente causador da infecção respiratória, direcionando o médico assistente para uma conduta médica mais específica e adequada”, destacou o médico patologista clínico.

Setor da indústria diagnóstica

Sem dúvida, o setor da indústria diagnóstica passou (e superou) por grandes desafios durante a pandemia de Covid-19 e, certamente, conseguiu um lugar de destaque e protagonismo nesta história. Além disso, obviamente, há o desafio de desenvolver exames específicos para o diagnóstico da infecção.

“Tivemos que lidar com uma enorme escassez, à nível global, de insumos para a realização dos exames. Entretanto, é importante destacar que, em tempo recorde, o setor desenvolveu e aperfeiçoou metodologias e kits diagnósticos para ensaios moleculares, de antígeno e sorológicos, exames estes indispensáveis para auxiliar o adequado controle da pandemia e à formulação de políticas públicas de saúde”, ressaltou Pedro Morales.

Na opinião do vice-presidente da QIAGEN, na América Latina, Paulo Gropp, ao eliminar as incertezas do diagnóstico, “essas ferramentas são capazes de fornecer as diretrizes para a conduta médica mais adequada, com o uso dos medicamentos corretos e uma abordagem mais responsável em termos de administração e resistência aos antibióticos”.




Autor: Úrsula Neves
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 11/05/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/anvisa-aprova-novo-teste-de-covid-19-que-utiliza-biotecnologia-inovadora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário