sábado, 14 de maio de 2022

Influenza: complicações associadas que merecem nossa atenção

 As gestantes e puérperas fazem parte do grupo de atenção quando o assunto é influenza. No Whitebook, existe um conteúdo específico na categoria Pré-Natal, só para tratar do tema em mulheres grávidas. A Campanha de Vacinação foi iniciada no dia 4 de abril pelo Ministério da Saúde e abrange todo o território nacional.

A primeira etapa do programa ocorreu de 4 a 30 de abril, e a segunda, que começou em 2 de maio, se estende até 3 de junho para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e os demais.


Apesar de normalmente ter um curso benigno, infecções por influenza podem apresentar complicações. Por isso, os médicos devem estar atentos para detecção e manejo precoces. Algumas complicações se destacam, como:

Pneumonia bacteriana secundária 

Complicação relativamente frequente. Os achados clínicos e radiológicos são semelhantes aos de casos de pneumonia bacteriana primária. Os agentes etiológicos também são os usuais de casos de pneumonia comunitária, com elevada incidência de pneumococo. Entretanto, a associação de Influenza com pneumonia por Staphylococcus aureus é bem documentada e usualmente a cobertura para essa bactéria é necessária.

Aspergilose pulmonar associada à influenza

De forma semelhante ao que ocorre com covid-19, existe associação de infecção por influenza e aspergilose pulmonar, quadro conhecido pela sigla IAPA. O quadro clínico pode ser confundindo com progressão para síndrome respiratória aguda grave ou pneumonia bacteriana secundária, necessitando de alta suspeição para diagnóstico precoce.

O diagnóstico costuma ser feito por meio de broncoscopia, com detecção de galactomanana em lavado broncoalveolar, além de visualização de alterações típicas.

Interessante notar que, diferente dos casos associados a covid-19 (CAPA), casos de IAPA costumam ser diagnosticados mais precocemente, em uma média de 2 dias. Também há uma alta proporção de angioinvasão.

Infarto agudo do miocárdio

Associação com IAM e outros eventos cardiovasculares posteriores a infecções por influenza é descrita na literatura. Esses casos devem ser manejados da mesma forma que casos não associados a Influenza.

No app do Whitebook, você encontra o Clinical Drops “Influenza: devo usar corticoides?”, que ajuda na tomada de decisão da abordagem terapêutica da doença. Onde encontrar? Clinical Drops – Infectologia – Influenza.

Abraço!

Coautor(a): Dra. Isabel Mendes – Infectologia





Autor: Equipe de Conteúdo Whitebook
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 13/05/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/influenza-complicacoes-associadas-que-merecem-nossa-atencao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário