sexta-feira, 20 de maio de 2022

Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo

 O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é celebrado todo dia 19 de maio, desde o ano de 2015, data oportuna para promover e proteger o aleitamento materno, bem como incentivar o ato de doação de leite humano. Doar leite está estreitamente relacionado à redução da mortalidade neonatal de recém nascidos prematuros hospitalizados, uma vez que lhes confere benefícios nutricionais e de proteção contra inúmeras doenças. Atualmente, o Brasil tem a maior e mais bem estruturada rede de bancos de leite do mundo. Mais de 70% de todos os bancos de leite estão localizados em território nacional, e contam com cerca de 1,1 milhão de doadoras de leite, sendo portanto o país com maior número de mulheres que doam leite materno.


Entretanto, diante dos impactos provocados pela pandemia de Covid-19 no mundo nos diversos setores, um estudo buscou analisar quantitativamente a doação de leite entre os anos de 2019 e 2020, e compará-los com o período anterior à pandemia. A metodologia do estudo contou com a utilização da estatística inferencial (Excel 2019), mediante a aplicação do Teste t de Student, com alfa = 0,05. Os dados utilizados para análise, foram os dados

disponíveis no site da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, do Brasil. A Covid-19 provocou muitas inseguranças em mulheres lactantes, principalmente acerca do risco de transmissão do vírus para o bebê através do leite materno. Entretanto, a orientação foi a manutenção do aleitamento materno, diante dos seus inúmeros benefícios, associada à medidas de segurança contra a doença, mesmo nos casos em que a mãe esteja infectada.

Cordeiro et al 2022, evidenciou que a doação de leite materno também sofreu impactos negativos no período pandêmico. Lactantes com sintomas gripais ou que entrarem em contato recente com pessoas infectadas pela Covid-19, não estão aptas à doar leite. Somente após a restauração do quadro de saúde que poderão retornar as atividades de doação. As medidas de isolamento social e/ou quarentena para pessoas do grupo de risco, incluindo lactantes, também reduziram a procura pelos serviços do banco de leite. Dessa forma, no ano de 2020, houve uma queda significativa no número de doadoras de leite de mais de 560 mulheres.

Segundo o estudo, o volume de leite coletado foi maior em 2020, se comparado com 2019. Entretanto, a quantidade de leite humano distribuído teve uma queda de 895 litros/mês decorrente de descartes diante de contaminação do leite, provavelmente por coleta inadequada.

Os autores reforçam as necessidades de educação em saúde quanto a técnica correta para coleta de leite materno, bem como os cuidados com o leite em todas as etapas, incluindo armazenamento, estoque e transporte, para que sejam mantidas a qualidade e as propriedades biológicas do leite.

Guia Prático

Nesse sentido, nós da equipe no Nursebook elaboramos um guia prático ilustrado muito especial sobre Doação de Leite Humano. Você poderá utilizá-lo para esclarecer de forma objetiva e ilustrada as lactantes sobre os benefícios da doação de leite humano, bem como os cuidados que ela precisa ter para que o leite dela chegue com segurança aos bancos de leite e beneficie dezenas de bebês recém nascidos prematuros hospitalizados em UTIneonatais!





Autor: Nathalia Schuengue
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 19/05/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/doacao-de-leite-humano-e-impactada-negativamente-pela-covid-19-segundo-estudo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário