A oficina será ministrada pela artista, pesquisadora e professora Gabriela Tarouco Tavares, que desenvolveu a tese sob orientação da professora Luciana Lyra.
A pesquisa de Gabriela tem como principais referências o movimento de vanguarda Internacional Situacionista e artistas que se propõem a caminhar como ação estética. A tese apresenta um estudo sobre a natureza do caminhar como metodologia de ensino-aprendizagem.
Uma das ações em desenvolvimento é a elaboração de jogos que se concretizam no caminhar, no zanzar pela cidade. Para isso, são desenvolvidos estudos de ações de artistas em diferentes expressões artísticas, bem como experiências vivenciadas em cursos livres e de criações próprias.
A oficina tem como objetivo experimentar o impacto dos jogos psicogeográficos nos participantes; promover a experiência da metodologia psicogeográfica e topofílica; cartografar as diferentes ambiências psíquicas provocadas pelas derivas; criar uma conversação entre os inscritos e a cidade, por meio de práticas não cotidianas e a contribuição dos/as participantes para fundamentar a noção em articulação na tese “pedagogia do zanzar”.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line. Haverá emissão de certificado de participação. Mais informações no perfil do Motim no Instagram.
Autor: uerj
Fonte: uerj
Sítio Online da Publicação: uerj
Data: 01/11/2022
Publicação Original: https://www.uerj.br/agenda/24049/
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