sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Prorrogadas inscrições para Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência

Foram prorrogadas as inscrições para o curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência até o dia 16 de fevereiro. Com 20 vagas, o curso é promovido pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (COC), em parceria com Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Cecierj, Casa da Ciência e Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O foco é formar especialistas que possam atuar na presente e crescente demanda de mediação entre ciência, tecnologia e sociedade, incorporando a reflexão crítica necessária para a produção de diferentes processos e atividades de divulgação e popularização da ciência.



Desenvolvido por uma equipe multiprofissional, o curso é destinado a museólogos e outros profissionais ligados a museus e centros de ciência, cultura e arte; comunicadores; jornalistas; cientistas; educadores; sociólogos; cenógrafos; produtores culturais; professores de ciências licenciados (nível superior) e demais profissionais que atuam, seja no âmbito prático ou no acadêmico, na área da divulgação e popularização da ciência.

Com 360 horas presenciais, o curso é constituído por módulos que abordam aspectos históricos e conceituais do campo da divulgação científica; uma discussão introdutória sobre metodologia de pesquisa; oficinas instrumentais sobre interpretação e elaboração de textos acadêmicos; um ciclo de seminários que abrange assuntos variados; disciplinas eletivas; e o módulo final, com o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Para a elaboração do TCC, o discente será orientado por ao menos um docente do curso. O trabalho poderá ser uma monografia sobre tema ligado à Divulgação e Popularização da Ciência ou o desenvolvimento de um produto ou processo de Divulgação e Popularização da Ciência, com relatório incluindo discussão e problematização embasadas na literatura sobre o desenvolvimento deste produto ou processo.

O curso é gratuito, mas é cobrada uma taxa de R$ 70 de inscrição. As aulas terão início em 19 de março e serão ministradas na Oficina-Escola de Manguinhos às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h. O aluno deve estar preparado para algumas atividades externas nas instituições parceiras e em outros espaços.

Para mais detalhes sobre o curso, como disciplinas e documentos necessários para a inscrição, acesse a chamada pública. As inscrições podem ser feitas na plataforma Siga-Fiocruz. A homologação das inscrições será, após a prorrogação das incrições, divulgada no dia 19 de fevereiro. O resultado da primeira etapa do processo seletivo - análise de carta, pré-projeto e currículo - poderá ser conferido no site e Facebook do Museu da Vida no dia 21 de fevereiro.



Autor: Fiocruz
Fonte: Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data de Publicação: 01/02/2017
Publicação Original: http://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/noticias/13-educacao/875-especializacao-em-divulgacao-e-popularizacao-da-ciencia-esta-com-inscricoes-abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário