quinta-feira, 26 de abril de 2018

Educação musical e territórios saudáveis em favelas é tema de seminário (27/4)



De que forma a autonomia criativa (crítica e propositiva) pode ser incentivada na educação musical e quais os efeitos dessa abordagem para pessoas que residem em territórios de favela? Se é verdade que a educação assume um papel decisivo na emancipação de indivíduos e grupos sociais em relação a contextos de opressão, quais experiências podem ser inspiradoras partindo desses espaços? No dia 27/4 (sexta-feira), a Coordenação de Cooperação Social, a RedeCCAP e a Escola de Música da UFRJ convidam o público para uma tarde de reflexão no seminário Educação Musical e Territórios Saudáveis nas Favelas que acontecerá no auditório do Museu da Vida, campus Manguinhos da Fiocruz, de 13h às 16h30. A entrada é franca e haverá emissão de certificados.

A Escola de Música de Manguinhos (EMM) existe desde 2008 e é uma iniciativa da RedeCCAP (Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente Justo, Democrático, Integrado e Sustentável), que há 32 anos é atuante em Manguinhos. O acúmulo gerado pelo processo de construção compartilhada da proposta pedagógica da Escola entre as instituições envolvidas é o foco do debate nessa sexta-feira. Ao longo do dia, estudantes da Escola de Música de Manguinhos farão intervenções musicais e compartilharão seus depoimentos sobre a experiência de educação que ajudam a construir cotidianamente.

As três instituições parceiras - RedeCCAP, a Escola de Música da UFRJ e a Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz – atuam conjuntamente na formulação de ações estruturantes no campo da educação musical e experimentação artística, estimulando o olhar crítico das crianças, jovens e adultos participantes, bem como do corpo docente e equipe de apoio técnico.

A partir da experiência de educação musical da Escola de Música de Manguinhos (EMM), serão debatidas as metodologias, os paradigmas político-pedagógicos, as inovações e o aprendizado experienciado ao longo da década de existência da EMM. O apoio à Escola e o convênio com a RedeCCAP estão relacionados à meta Território, arte e saúde do Programa de Promoção de Territórios Saudáveis da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz.

Programação

13h - Mesa de abertura com representantes da Presidência da Fiocruz; Coordenação de Cooperação Social; Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz; Pró-reitoria de Extensão da UFRJ; RedeCCAP

14h - Mesa de debate: “A experiência da Escola de Música de Manguinhos como promotora de cidadania”

- “EMM: território, seus atores e as costuras musicais”
Elizabeth Campos, Diretora da RedeCCAP, Coordenadora da Escola de Música de Manguinhos

- “Para que ensinar música em Manguinhos?”
João Miguel, Professor da Escola de Música/UFRJ, Coordenador pedagógico da EMM

- “Arranjos musicais para criar Territórios Saudáveis”
Felipe Eugênio, Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz

16h30 - Coquetel de encerramento



Autor: Luiza Gomes
Fonte: Cooperação Social da Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data de Publicação: 25/04/2018
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/educacao-musical-e-territorios-saudaveis-em-favelas-e-tema-de-seminario-27-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário