terça-feira, 10 de abril de 2018

Conheça o projeto que prevê que farmácias brasileiras prestem assistência avançada



Da revisão da medicação à imunização: conheça o projeto ‘Assistência Farmacêutica Avançada’, que situará as farmácias no mapa como uma das soluções para problemas do setor da saúde

O Ibope revelou em pesquisa recente que estabelecimentos e farmacêuticos podem ser protagonistas na prevenção e manutenção da boa saúde. O estudo conversou com 2.002 pessoas em 143 municípios. De acordo com os resultados, esses novos serviços serão muito bem recebidos pela população.

Para 53% dos entrevistados, a farmácia seria um local ideal para esclarecer dúvidas e se aconselhar sobre os medicamentos que estão utilizando; 51% realizariam exames preventivos para várias doenças e 48% aceitariam receber um programa de tratamento e acompanhamento para parar de fumar. Em relação ao uso de vários medicamentos, 48% dos entrevistados pediriam ajuda do farmacêutico sobre a melhor forma de organizar todo o tratamento.

Diante de dados como este, surge a necessidade de fazer uma evolução no papel nas farmácias. A Abrafarma desenvolveu o projeto de Assistência Farmacêutica Avançada, que situará as farmácias no mapa como uma das soluções para os principais problemas do setor da saúde.

O projeto contempla oito serviços para atender uma ampla gama de necessidades de saúde dos pacientes: hipertensão em dia, diabetes em dia, colesterol em dia, revisão da medicação, autocuidado, imunização, parar de fumar e perda de peso.

A possibilidade para oferta desses novos serviços farmacêuticos, abrangendo testes rápidos de saúde e aplicação de vacinas, estabeleceu-se no ano passado com a publicação da Lei n° 13.021, que ampliou o papel dos estabelecimentos no acesso da população aos cuidados de saúde. Outra abertura dada pela Lei n° 13.021/14 é a atuação do farmacêutico como agente de saúde, ou seja, como prestador de serviços contemplados no projeto da Abrafarma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário