terça-feira, 17 de abril de 2018

A importância do desenvolvimento motor na primeira infância

O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo. É importante realizar um acompanhamento do desenvolvimento motor da criança, principalmente nos primeiros anos de vida, de forma que seja possível realizar o diagnóstico de doenças motoras em estágios iniciais, o que pode facilitar o tratamento e torna-lo muito mais rápido. Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança, nos aspectos sociais, intelectuais e culturais.

O desenvolvimento motor dos pequenos pode variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo. Quando os pais notam algum tipo de estagnação, é aconselhável conversar com o pediatra, pois são sinais que precisam ser investigados. A coordenadora técnica da fisioterapia motora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Carla Trevisan esclarece algumas dúvidas sobre o desenvolvimento motor dos bebês.

O que é desenvolvimento motor na primeira infância?
O desenvolvimento infantil se inicia ainda na vida uterina, com o crescimento físico, a maturação neurológica a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva, afetiva e social. A primeira infância, que abrange a idade entre zero a cinco anos, é a fase onde a criança se encontra mais receptiva aos estímulos vindo do ambiente e o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre muito rapidamente. Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.

Assim, entendemos que, os primeiros mil dias de vida (período que soma os 270 dias da gestação aos 730 dias até que o bebê complete dois anos de idade) são os mais importantes para o desenvolvimento físico e mental da criança e servirá de base para toda a evolução futura da criança.

Quais são as principais etapas do desenvolvimento motor do bebê até um ano de idade e em que momento elas aparecem?
A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer até os cinco meses e o sentar sozinho por volta dos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé. Em torno de 12 meses a criança começa a andar livremente. É importante lembrar que essas etapas não devem ser seguidas como regra, pois é normal haver uma variação na idade de aparecimentos de cada marco motor.

O que os pais podem fazer para estimular o desenvolvimento motor de uma criança?
Desde o nascimento os pais podem contribuir para estimular o desenvolvimento motor da criança oferecendo um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, como: colocar a criança livre num tatame no chão para que ela possa se movimentar e até rolar; colocar a criança de barriga para baixo quando ela estiver acordada e sob supervisão; brincar com brinquedos próprios para a idade, como chocalhos e bichinhos de borracha; cantar músicas infantis e ler histórias, proporcionado um boa relação pais-bebês.

Os andadores utilizados como apoio para a criança se manter de pé pode prejudicar o processo de desenvolvimento motor da criança?
Cada fase do desenvolvimento motor é importante e deve ser respeitada. Os pais não devem tentar antecipar nenhuma fase, pois a criança pode não estar preparada fisicamente para realizá-la. O uso do andador pode impedir a criança de se movimentar no chão, de explorar o ambiente e experimentar novas posturas e movimentos. No andador, a postura que a criança permanece de pé favorece uma postura inadequada dos pernas e pés durante a marcha que só irá prejudica-lá no futuro. Além disso, o andador pode ser perigoso pelo risco de quedas.

Quais são os sinais de alerta para o atraso no desenvolvimento motor da criança? Quais medidas os pais devem tomar?
É importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento motor de seu filho e observem se eles estão demorando muito tempo para atingir os marcos motores nas idades esperadas. Além disso, outros sinais também são importantes de serem observados, como: se a criança é muito “molinha” e não consegue se movimentar, nem segurar a cabeça; ou se tem os braços e pernas muito “durinhos” que também atrapalha os movimentos e as tarefas de higiene, tais como, a troca de fralda; não conseguir pegar brinquedos após o sexto mês de vida e não se relacionar com as pessoas ou com o ambiente. Nestes casos, os pais devem conversar com seu pediatra ou outro profissional de saúde que acompanhe a criança para os devidos esclarecimentos e, se necessário, o encaminhamento uma avaliação fisioterapêutica mais detalhada.




Autor: Juliana Xavier
Fonte: IFF/Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data de Publicação: 17/04/2018
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/importancia-do-desenvolvimento-motor-na-primeira-infancia

Nenhum comentário:

Postar um comentário