quinta-feira, 21 de março de 2019

Americana de 76 anos é a primeira mulher a receber Prêmio Abel de matemática

Pioneira da análise geométrica é a primeira mulher a receber prêmio mundial de matemática


O Prêmio Abel de Matemática foi concedido pela primeira vez a uma mulher, a americana Karen Uhlenbeck, especialista em equações derivadas parciais, de acordo com anúncio feito pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras.


"Karen Uhlenbeck recebe o Prêmio Abel 2019 por seu trabalho fundamental em análise geométrica e teoria de calibre, que transformou dramaticamente o cenário matemático", afirmou o presidente da comissão Abel, Hans Munthe-Kaas.

"Suas teorias revolucionaram nossa compreensão de superfícies mínimas, como a formada por bolhas de sabão, e problemas de minimização gerais em dimensões mais altas", acrescentou.


Uhlenbeck, de 76 anos, é professora visitante na Universidade de Princeton e professora associada do Instituto de Estudos Avançados (IAS) dos Estados Unidos.



Karen Uhlenbeck, de 76 anos, é professora emérita da Universidade do Texas — Foto: Andrea Kane/Norwegian Academy of Science and Letters/AFP


Nascida em Cleveland, "desenvolveu técnicas e métodos de análise global que estão atualmente na caixa de ferramentas de cada geômetra e analista", indicou a Academia Norueguesa de Ciências e Letras.


Também é uma ativista em favor da igualdade de sexos nas ciências e matemáticas.


É a primeira mulher a receber o Prêmio Abel, criado em 2003 pelo governo norueguês com o objetivo de compensar a ausência de um Prêmio Nobel para matemática.


O prêmio é uma homenagem ao matemático norueguês Niels Henrik Abel (1802-1829) e entrega seis milhões de coroas (R$ 2,6 milhões) ao vencedor. Ele é uma das mais prestigiosas distinções no mundo da matemática, junto com a Medalha Fields.




Autor: France Presse
Fonte: G1
Sítio Online da Publicação: G1
Data: 21/03/2019
Publicação Original: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/03/20/americana-de-76-anos-e-a-primeira-mulher-a-receber-premio-abel-de-matematica.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário