sexta-feira, 8 de março de 2019

A mudança climática e o crescimento da população projetam escassez de água em partes dos EUA muito antes do final do século

Mesmo os esforços para usar a água de maneira mais eficiente nos setores municipais e industriais não serão suficientes para evitar escassez, dizem os autores do novo estudo. Os resultados sugerem que as reduções no uso da água na agricultura provavelmente desempenharão o papel mais importante na limitação da escassez futura de água.

Por Lauren Lipuma*


O Lago Shasta, o maior lago artificial na Califórnia, estava com 36% de capacidade quando esta foto foi tirada em janeiro de 2014. Um novo estudo mostra que a mudança climática e o crescimento da população estão preparando a escassez de água em partes dos EUA muito antes do fim do o século.
Crédito: USGS / Angela Smith.


O novo estudo [Adaptation to future water shortages in the United States caused by population growth and climate change] faz parte de uma avaliação maior de 10 anos do Serviço Florestal dos EUA sobre recursos renováveis, incluindo madeira, forragem de pastagens, vida selvagem e água.

“O novo estudo não apenas fornece uma estimativa do futuro suprimento e demanda de água, mas também analisa o que podemos fazer para diminuir a escassez projetada”, disse Thomas Brown, da Estação de Pesquisa Rocky Mountain, no Colorado, e principal autor do estudo. .

Para fazer isso, os pesquisadores usaram uma variedade de modelos climáticos globais para analisar cenários climáticos futuros e como eles provavelmente afetarão o suprimento e a demanda de água. Eles também consideraram o crescimento populacional.

No lado da oferta de água, os autores usaram um modelo de rendimento de água para estimar a quantidade de água que se tornaria disponível para uso em todo o país e modelaram como essa água seria fornecida para uso in-stream e off-stream ou armazenada em reservatórios. para uso futuro.

O novo estudo constata que a mudança climática e o crescimento populacional provavelmente apresentam sérios desafios em algumas regiões dos EUA, notadamente nas Grandes Planícies Central e meridional, no sudoeste e nos estados centrais das Montanhas Rochosas, e na Califórnia, e também em algumas áreas do Sul e Centro Oeste.

O cerne da nova análise é uma comparação do suprimento futuro de água versus a demanda estimada de água em diferentes setores consumidores de água, como indústria e agricultura.

O estudo constata que as reduções contínuas nas taxas de uso de água per capita são prováveis na maioria dos setores de uso da água, mas serão insuficientes para evitar a escassez iminente de água devido aos efeitos combinados do crescimento populacional e da mudança climática.

Os autores do estudo analisaram uma variedade de estratégias adaptativas para aliviar a escassez de água projetada, como aumentar a capacidade de armazenamento do reservatório, bombear mais água dos aquíferos subterrâneos e desviar mais água dos córregos e rios. Aumentar o tamanho dos reservatórios não parece promissor para evitar a escassez de água, especialmente em partes dos EUA que devem se tornar mais secas à medida que a mudança climática avança.

“Onde a água é o fator limitante, é improvável que a ampliação do reservatório armazene mais água”, disse Brown.

Novas reduções nas reservas de água subterrânea e maiores desvios dos fluxos in-stream poderiam ajudar a aliviar a escassez futura em muitas áreas, mas acarretariam sérios custos sociais e ambientais. Se esses custos forem evitados, melhorias na eficiência da irrigação precisarão se tornar uma alta prioridade, e transferências adicionais de água da agricultura para outros setores provavelmente serão essenciais, dizem os autores do estudo.

Brown adverte que as pessoas não devem ler muito no relatório sobre seus suprimentos de água locais. O novo estudo modela grandes bacias hidrográficas e não observa o que acontecerá em uma cidade ou município.


Referência:

Brown, T. C., Mahat, V., & Ramirez, J. A. (2019). Adaptation to future water shortages in the United States caused by population growth and climate change. Earth’s Future, 7. https://doi.org/10.1029/2018EF001091

Fonte: American Geophysical Union



* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/03/2019




Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 08/03/2019
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2019/03/08/a-mudanca-climatica-e-o-crescimento-da-populacao-projetam-escassez-de-agua-em-partes-dos-eua-muito-antes-do-final-do-seculo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário