quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Estudo mostra impactos do desmatamento e queimadas na biodiversidade da Amazônia


Anel de fogo: a fumaça sobe pelo sub-bosque de uma floresta na região amazônica. As plantas e os animais da floresta tropical evoluíram em grande parte sem o fogo, por isso carecem das adaptações necessárias para lidar com ele. Foto: Paulo Brando


Estudo mostra impactos do desmatamento e queimadas na biodiversidade da Amazônia

À medida que os incêndios invadem o coração da bacia amazônica, onde a biodiversidade é maior, seus impactos terão efeitos mais terríveis

A combinação de um extenso mapeamento de espécies com registros de sensoriamento remoto de desmatamento e fogo revela que a biodiversidade da Amazônia é extraordinariamente vulnerável a mudanças no manejo florestal e na aplicação de políticas.

Por Daniel Stolte*, University of Arizona

Um novo estudo, de coautoria com pesquisadores da Universidade do Arizona e publicado na edição de 1º de setembro da Nature, fornece a primeira avaliação quantitativa de como as políticas ambientais de desmatamento, junto com incêndios florestais e secas, impactaram a diversidade de plantas e animais na Amazônia.

Os pesquisadores usaram registros de mais de 14.500 espécies de plantas e vertebrados para criar mapas de biodiversidade da região amazônica. Sobrepor os mapas com observações históricas e atuais de incêndios florestais e desmatamento nas últimas duas décadas permitiu que a equipe quantificasse os impactos cumulativos sobre as espécies da região.

Eles descobriram que, desde 2001, entre 40.000 e 73.400 milhas quadradas da floresta amazônica foram impactadas por incêndios, afetando 95% de todas as espécies amazônicas e até 85% das espécies listadas como ameaçadas na região. Enquanto as políticas de manejo florestal promulgadas no Brasil em meados dos anos 2000 diminuíram a taxa de destruição de habitat, a aplicação mais relaxada dessas políticas que coincidiram com uma mudança de governo em 2019 aparentemente começou a reverter a tendência, escrevem os autores. Com incêndios afetando 1.640 a 4.000 milhas quadradas de floresta, 2019 se destaca como um dos anos mais extremos para impactos na biodiversidade desde 2009, quando as regulamentações que limitam o desmatamento foram aplicadas.

“Mostramos como a política teve uma influência direta e enorme no ritmo em que a biodiversidade em toda a Amazônia foi afetada”, disse o autor sênior do estudo Brian Enquist , professor do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva do UArizona . Ele acrescentou que as descobertas são especialmente críticas à luz do fato de que em nenhum momento a Amazônia conseguiu uma pausa desses impactos crescentes, o que teria permitido alguma recuperação.

“Mesmo com políticas em vigor, que você pode pensar como um freio que diminui a taxa de desmatamento, é como um carro que segue em frente, apenas em uma velocidade mais lenta”, disse Enquist. “Mas em 2019, é como se o pé tivesse soltado o freio, fazendo com que ele acelerasse novamente.”

“Avaliações com base em sensoriamento remoto de áreas queimadas e desmatadas foram feitas antes, mas não temos um registro detalhado do impacto que elas têm sobre a diversidade de espécies da região”, disse Xiao Feng, o primeiro autor do estudo, que conduziu a maior parte do trabalho enquanto ele era um pesquisador de pós-doutorado no UArizona e agora é professor assistente na Florida State University. “Esta tem sido uma grande coleção de dados e um esforço informático sem precedentes associado aos dados de biodiversidade, e que nos permitiu tornar essas interconexões visíveis”.

Conhecida principalmente por suas densas florestas tropicais, a bacia amazônica mantém cerca de 40% das florestas tropicais remanescentes do mundo. É de importância global como provedor de serviços ecossistêmicos, como remoção e armazenamento de carbono da atmosfera, e desempenha um papel vital na regulação do clima da Terra. A área também é um enorme reservatório da biodiversidade do planeta, fornecendo habitats para uma em cada 10 das espécies conhecidas do planeta. Estima-se que, na Amazônia, 1.000 espécies de árvores podem povoar uma área menor que meia milha quadrada.

“Isso é importante à luz do fato de que a biodiversidade anda de mãos dadas com o funcionamento do ecossistema”, disse Enquist, acrescentando que as espécies com as menores extensões tendem a sofrer mais. “As espécies podem se tornar virtualmente extintas mesmo antes de perderem toda a sua extensão de habitat.”

“O fogo não faz parte do ciclo natural da floresta tropical”, disse o coautor do estudo Crystal NH McMichael, da Universidade de Amsterdã. “As espécies nativas não têm as adaptações que lhes permitiriam lidar com isso, ao contrário das comunidades florestais em áreas temperadas. Queimas repetidas podem causar mudanças massivas na composição das espécies e prováveis consequências devastadoras para todo o ecossistema.”

Desde 1960, a Amazônia perdeu cerca de 20% de sua cobertura florestal devido ao desmatamento e incêndios. Embora os incêndios e o desmatamento muitas vezes andem de mãos dadas, nem sempre foi esse o caso, disse Enquist. Como as mudanças climáticas trazem condições de seca mais frequentes e severas para a região, e o fogo é frequentemente usado para limpar grandes áreas de floresta tropical para a indústria agrícola, o desmatamento tem efeitos colaterais, aumentando as chances de incêndios florestais. Prevê-se que a perda de floresta chegue a 21% a 40% até 2050, e essa perda de habitat terá grandes impactos sobre a biodiversidade da região, de acordo com os autores.

“O que é desagradável sobre o fogo naquela região é que, uma vez que começa a invadir áreas que não foram queimadas, degrada-as irremediavelmente e as torna mais suscetíveis a queimadas no futuro”, disse ele.

“Uma vez que a maioria dos incêndios na Amazônia são causados intencionalmente por pessoas, evitá-los está em grande parte sob nosso controle”, disse o coautor do estudo, Patrick Roehrdanz, gerente sênior de mudança climática e biodiversidade da Conservation International. “Uma forma é renovar o compromisso com políticas antidesflorestamento fortes no Brasil, combinadas com incentivos para uma economia florestal, e replicá-los em outros países amazônicos.”

As políticas para proteger a biodiversidade amazônica devem incluir o reconhecimento formal das terras indígenas, que são mais de um terço da região amazônica, escrevem os autores, apontando para pesquisas anteriores que mostram que as terras possuídas, usadas ou ocupadas por povos indígenas têm menos declínio de espécies, menos poluição e recursos naturais mais bem administrados.

Os autores dizem que seu estudo ressalta os perigos de continuar a aplicação de políticas frouxa. À medida que os incêndios invadem o coração da bacia amazônica, onde a biodiversidade é maior, seus impactos terão efeitos mais terríveis, mesmo que a taxa de queimadas permaneça inalterada.

“Temos que lembrar que levou décadas para reduzir o desmatamento na Amazônia, mas pode levar apenas alguns anos para destruir os pilares da política de conservação da conservação”, disse o coautor Paulo Brando, professor assistente do Departamento de Ciência do Sistema Terrestre do Universidade da Califórnia em Irvine. “A recente reversão nas tendências de desmatamento e incêndios, e seus impactos na biodiversidade da Amazônia, deve ser uma grande causa de preocupação”.

A pesquisa foi viabilizada por fundos de investimento estratégicos alocados pelo Arizona Institutes for Resilience at UArizona e pelo grupo Bridging Biodiversity and Conservation Science da universidade . Suporte adicional veio do programa Harnessing the Data Revolution da National Science Foundation . Os dados e cálculos foram fornecidos por meio da Rede de Informação e Ecologia Botânica , que é apoiada pelo CyVerse , a plataforma de gerenciamento de dados da NSF liderada pelo UArizona.

Referência:

How deregulation, drought and increasing fire impact Amazonian biodiversity, Nature (2021). DOI: 10.1038/s41586-021-03876-7

Henrique Cortez *, tradução e edição.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 02/09/2021





Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 02/09/2021
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/09/02/estudo-mostra-impactos-do-desmatamento-e-queimadas-na-biodiversidade-da-amazonia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário